A empresa de projetos de geração distribuída Emana Energia prevê iniciar no mês que vem a construção de sua primeira usina solar na Bahia, que será em Bom Jesus da Lapa, de 3,7 megawatts-pico (Mwp), num investimento de R$ 20 milhões.
A decisão corresponde à planejada expansão geográfica da empresa, que iniciou suas operações com duas usinas “piloto” no Piauí e vinha estudando ampliar a atuação para outros Estados do Nordeste.
A Emana tem no portfólio dois projetos em operação no Piauí e 15 parques solares a desenvolver, com aproximadamente R$ 260 milhões em potencial de investimentos nos próximos três anos.
Ao Broadcast Energia do Estadão, o sócio da Emana, Rodrigo Violaro, afirmou que para iniciar as obras da usina em Bom Jesus da Lapa a empresa ainda aguarda o licenciamento ambiental. E a expectativa é de o projeto esteja em pleno funcionamento até janeiro de 2024, podendo suprir cerca de 2 mil residências.
A energia produzida em Bom Jesus da Lapa será destinada a atender consumidores baianos por meio de contratos de assinatura de fornecimento, no modelo de geração compartilhada.
A intenção da empresa Emana é seguir o modelo adotado no Piauí, em que parte da energia foi destinada a pequenos consumidores residenciais e comerciais, e parte foi direcionada a grandes clientes corporativos. A Emana não fechou até o momento qualquer contrato, mas Violaro minimizou o risco de investir no projeto sem a garantia de clientes.