Com poucas opções de cardápio, baseado em frutos e folhas, os macacos bugios (também conhecidos por guaribas ou barbados) que habitam o morro do Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus da Lapa, continuam se aventurando na dieta humana, descendo até os telhados das casas próximas as rochas para procurar alimento.
Na tarde desta quinta-feira(11), mais uma vez, a cena voltou a chamar a atenção de populares que moram próximos ao morro, que filmaram dois animais descendo para o telhado de uma residência para pegar comida.
Ver essa foto no Instagram
Curiosidades sobre a espécie
Comum no morro do Bom Jesus, o bugio está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba. Se alimenta de folhas, frutas, flores e outras partes das plantas. A gestação da espécie dura seis meses e nasce apenas um filhote por vez.