O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou na manhã desta quarta-feira (5), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa. O evento, que foi presidido pelo juiz federal Ávio Mozar, e teve como objetivo apresentar a nova logística para o último ciclo da revisão biométrica extraordinária no estado. Participaram da mesa o Juiz da zona eleitoral de Bom Jesus da Lapa, Roberto Paulo Prohmann Wolff, o presidente da Câmara, Miguel Leles da Rocha, o Secretário Municipal de Finanças, Gildásio Rodrigues da Silva Júnior, representando o prefeito Eures Ribeiro, e o juiz eleitoral de Macaúbas, Gleison dos Santos Soares.
Durante a audiência foi apresentada a logística implantada pelo Eleitoral baiano para alavancar a coleta dos dados biométricos dos eleitores que residem em Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e outros municípios da região.
Segundo o Juiz Federal Ávio Mozar, a proposta da audiência foi para tirar as dúvidas tanto do poder legislativo como do executivo e da comunidade local, como se processa essa nova faze da biometria, que precisa de uma agendamento eletrônico. “O eleitor não precisa mais ficar naquela situação de estres, de dificuldade e de pesar. Ele agora pode fazer o agendamento tanto pela internet, ou por um telefone 0800 que o Tribunal Eleitoral disponibilizou, principalmente para àqueles que estão em distritos mais longínquos, onde a internet não pode ser ainda captada”, lembrou.
Ele frisou ainda, que o percentual do eleitorado que ainda não conseguiram fazer a biometria está vinculado a dificuldade de acesso ao sistema, por estarem em locais de difícil acesso. “Daí a necessidade do empenho do TRE, para que essas pessoas seja atendidas, junto com a pareceria e envolvimento da prefeitura municipal e da Câmara. Já que o eleitor que não participar do processo terá seu título eleitoral cancelado, e consequentemente, terá vários prejuízo”.
Conforme Dr. Gildásio Jr. o município de Bom Jesus da Lapa já é parceira do Cartório Eleitoral, e tem dado todo apoio para que os eleitores faça o cadastramento biométrico, cedendo 16 estagiários através do IEL, trasporte e computadores.
No uso da fala o vereador Miguel Leles destacou, que a Câmara, desde quando foi solicitada, tem dado a sua contrapartida, preocupada em regularizar todo o eleitorado de Bom Jesus da Lapa. “A partir do momento que Dr. Roberto, da zona eleitoral do nosso município comunicou que queria a ajuda da Câmara, divulgação e até mesmo a estrutura da Casa para servir a população no agendamento. Nós nos colocamos a disposição. Hoje já temos linhas a disposição da população para fazer o agendamento. Nós temos quinze gabinetes atendendo a todos. Disponibilizamos as rádio Bom Jesus AM e a Baiana FM para também fazerem essa divulgação, além de carro de som. disponibilizamos também um veículo da câmara e um funcionário para o cartório para ajudar nessa questão burocrática.
Miguel frisou, que a Câmara está empenhada e preocupada com a grande quantidade de eleitor que ainda não fizeram a biometria, e pediu o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e presidentes de associações se envolvem no processo.
Para o Dr. Roberto Paulo Prohmann, a visita do Juiz Federal e substituto do Tribunal Regional Eleitoral foi muito importante. “Primeiro demostra preocupação com o prestígio de Bom Jesus da Lapa, preocupação com os nosso eleitores”, destacou.
Ele afirmou que o cartório eleitoral de Bom Jesus da Lapa recebeu 13 quites para a biometria, e quatro foram encaminhados para Serra do Ramalho e dois para Sítio do Mato. Ele destacou que a prioridade é o agendamento, no entanto existe dois quites para o comparecimento espontâneo no Cartório Eleitoral. “Aqueles que não conseguiram agendar, ou por alguma necessidade, ou urgência em fazer o cadastramento biométrico, compareça ao fórum e procure o Cartório Eleitoral, que lá esse pré agendamento será dispensado”.
Dr. Phohmann fez uma apelo aos eleitores, para não deixarem de comparecerem ao Cartório Eleitora depois de terem feito o agendamento, porque quando o eleitor deixar de comparecer, tirar do direito de outras pessoas que tem mais necessidades de fazerem o procedimento.
Para agilizar o processo de cadastramento de biometria dos eleitores de Bom Jesus da Lapa, a prefeitura, a Câmara de vereadores se uniram ao juiz eleitoral, oferecendo servidores para auxiliar no sistema de biometria do TRE.
Participaram também da audiência vereadores de vários municípios e da região, servidores do TRE, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e da Subseção da OAB local.
Agendamento
A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, o interessado deverá informar nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe. Para aqueles que desejarem agendar atendimento de alistamento eleitoral (primeiro título), o número do CPF (do titular ou responsável) também deverá ser informado.