Eleitores de comunidades rurais de Bom Jesus da Lapa apontam dificuldades para fazer o recadastramento biométrico obrigatório na sede do município

0
GrupoSCosta-350x250px

5a80b48a-725e-40d8-b19e-5174f31cc91cEleitores do Rio das Rãs, no interior  de Bom Jesus da Lapa, estão preocupados com o prazo determinado pelo Tribunal Regional Eleitora (TRE-BA) para a última  etapa do  recadastramento biométrico obrigatório  no município, e pedem que seja  instalado  um posto de atendimento com o serviço no  Distrito do Rio das Rãs.

De acordo alguma representações  que conversaram com a redação do site Notícias da Lapa, em função da grande extensão  do  Território do Rio das Rãs, que é composto por vários comunidades, nem todo os eleitores estão tendo  condição de viajar para a cidade de Bom Jesus da Lapa para fazer o cadastramento biométrico obrigatório. É o caso das localidade de Mocambo e Riacho Seco, que  ficam a 100 km  da sede do município.

Eles  afirmam que o sistema de agendamento, criado para solucionar o problema das das filas, não está resolvendo. Já que os eleitores não estão conseguindo fazer o agendamento, e quando conseguem,  precisam sair  de suas casas na madrugada, para  realizar o procedimento. “A exemplo de um ônibus cheio de moradores que saiu do Rio das Rãs por  volta de 12h da noite de ontem(segunda-feira(24), e o pessoal praticamente dormiu na fila para pegar uma senha  serem atendidos”, destaca.

“Precisamos de um posto de biometria no Rio das Rãs, ou um posto móvel, capaz de oferecer condições para o nosso povo participar dos processo com dignidade, e  sem  correr o risco de serem prejudicados”, disse.

As representações afirmam ainda, que muitos eleitores estão indo para o cartório eleitoral sem fazer o agendamento, devido as inúmeras  dificuldades enfrentadas para  conseguir realizar o procedimento. “Todo jeito está difícil. Como todos sabem, nossa estrada nunca foi boa, e sair de casa tão cedo, numa viagem dessa, não é fácil. A gente só vai porque é obrigado ir,  já que corremos o risco de perder o pouco benefício que ainda temos. Precisamos  de um posto de biometria mais perto das comunidades”, frisou uma moradora.

O recadastramento biométrico obrigatório  do eleitorado de Bom Jesus da Lapa  começou no dia 13 de maio, e tem previsão para terminar em 18 de fevereiro de 2020.

Agendamento

A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, o interessado deverá informar nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe. Para aqueles que desejarem agendar atendimento de alistamento eleitoral (primeiro título), o número do CPF (do titular ou responsável) também deverá ser informado.

Os eleitores da Zona Eleitora  de Bom Jesus da Lapa, também podem ligar para o número de atendimento do Cartório Eleitora (77) 3481-4368.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.