Após intensas chuvas que caíram nas cabeceiras do Rio São Francisco, e também pelas chuvas expressivas que caíram sobre o Norte de Minas, o nível do Rio São Francisco já marca 8,08 metros acima do normal em Bom Jesus da Lapa. O volume de água que se acumulou no município veio para a região após a abertura das comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias.
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa.
Já as duas últimas cheias foram registradas em Bom Jesus da Lapa, uma foi em 2007, quando o nível se aproximou dos 9 metros, e a outra foi 2012, quando o rio ultrapassou os 7 metros.
Diferentes dos últimos anos, em 2020 o Rio São Francisco tem se comportado diferente, já que começou a subir no final de janeiro, quando chegou aos 7,33 metros no início de fevereiro, devido às chuvas que caíram na região do Norte de Minas Gerais. E mesmo o nível recuando mais de 2 metros, voltou a subir novamente no início de março. Se mantendo acima da média para o período há mais de um mês.
A cheia do São Francisco em 2020 anima após um período dramático do Velho Chico. Nesta década que termina, o Rio da Integração Nacional registrou suas piores secas, com consequências drásticas para a fauna, flora e populações ribeirinhas.
Confira as principais imagens do São Francisco dos últimos cinco anos quando o rio viveu seu piores momentos já registrados nos últimos 100 anos:
Neste período de poucas chuvas, os peixes desapareceram e a navegação ficou totalmente inviabilizada pela formação dos extensos bancos de areia no leito do rio. A geração de energia elétrica nas hidroelétricas também precisou ser diminuída nos meses mais secos destes anos, a exemplo de 2017 e 2018.
Confira as principais imagens do São Francisco registradas nos últimos meses em Bom Jesus da Lapa:
Mesmo degradado e assoreado, o rio São Francisco voltou a mostrar imponência após esse período em que pareceu estar morto. Com a cheia, as lagoas e alagadiços das margens do Velho Chico na região de Bom Jesus da Lapa voltaram a receber água depois de oito anos praticamente secos, renovando a esperança de fartura de peixes e da colheita nas várzeas cultiváveis.
CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.