A solenidade de posse do novo Arcebispo, Dom João Santos Cardoso, teve início na manhã deste sábado, dia 7, na Catedral Metropolitana de Natal. Ao se tornar o sétimo Arcebispo da cidade, Dom João sucede Dom Jaime Vieira Rocha.
Mais de 29 bispos, 200 padres, 150 diáconos e cerca de 5.000 fiéis estiveram presentes na posse de Dom João Cardoso. A cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, além de parlamentares da bancada estadual e federal.
O deputado Eures Ribeiro, o prefeito Fábio Nunes e o vice-prefeito Miguel Leles representaram a cidade de Bom Jesus da Lapa(BA) na solenidade.
“Dom João é um homem dedicado, sábio e cheio de fé. Durante sua trajetória, deixou um legado significativo na Diocese de Bom Jesus da Lapa, assim como nas Romarias. Agora, ele assume uma nova missão como Arcebispo de Natal, e tenho absoluta certeza de que realizará grandes feitos e continuará a receber as bênçãos do Bom Jesus”, afirmou o deputado Eures Ribeiro.
Cerca de 30 familiares de Dom João foram da Bahia para presenciar sua posse como novo arcebispo de Natal. “Estou muito feliz, por que é um chamado de Deus. Estou triste por que vamos ficar distantes dele, mas fico muito feliz por ele ter alcançado esse mérito. Ele está feliz e, com fé em Deus, vai dar tudo certo. Estaremos distantes, mas perto de coração”, contou Zenita Cardoso, irmã de Dom João.
Além de membros da Igreja Católica, familiares e políticos, representantes de outras religiões também estiveram presentes na posse do novo arcebispo. Um deles foi o pastor Fernando Alves, da Igreja Luterana. “Deus é um só, e nós precisamos respeitar a realidade de que existem diversos caminhos para chegar até Ele. Nós estamos todos unidos, aqui, para a chegada desse irmão, Dom João. Que o arcebispado dele seja de muita esperança, com o crescimento daquilo que é um sonho que a gente tanto almeja: a união das pessoas. Que cada um possa respeitar a fé do outro, sem precisar de atitudes destrutivas”, desejou.
Nomeação
Dom João Santos Cardoso foi nomeado como novo arcebispo de Natal no dia 5 de julho, após pedido de renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha.
História
Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia. É filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.
O ciclo inicial de sua formação ocorreu em sua cidade natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo, e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Foi coordenador peral de pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias; e também foi representante do Clero junto ao Conselho de Formadores da Arquidiocese.
No Mundo da Cultura, foi professor de filosofia, com doutorado na área pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).
Além de tudo isso, em Vitória da Conquista e região foi um importante interlocutor dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana.
No dia 14 de dezembro de 2011, Dom João foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato (PI), tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece), que demonstra a atitude de fé e obediência, de plena confiança e entrega do bispo ao Senhor, na certeza de que nEle se encontra a força e a graça para desenvolver sua missão.
Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), função que exerceu até agora, quando foi transferido para a Arquidiocese de Natal.