Aconteceu nessa terça-feira (26), uma importantes Audiência Pública, promovida pelo Deputado Eduardo Sales, que com a presença de agricultores, irrigantes e autoridades, na Assembleia Legislativa em Salvador, para discutir o fim do subsídio de energia na conta dos irrigantes.
O Distrito de Irrigação Formoso – DIF está empenhado junto as autoridades para que seja revogado o Decreto 9.642 de 27 de Dezembro de 2018, que retira os aportes financeiros de energia elétrica nos setores agrícolas e saneamento.
Para se ter uma ideia da importância dessa discussão, sem estes subsídios, a conta do irrigante sofrerá reajustes no decorrer de 5 anos que poderão chegar a mais de 40%, acarretando um maior custo na produção e prejuízos aos produtores.
Ficou firmado pelos políticos e autoridades presentes que será elaborado um documento (Ofício) para ser direcionado a todos os deputados e senadores na tentativa de que o Governo possa reavaliar e revogar o Decreto 9.642 de 2018.
O DIF esteve representado pelo Sr. Antonio Márcio, Presidente do Conselho Administrativo e Enderson Souza, Gerente Executivo, o presidente da Associação Frutas Oeste Bahia, Ady Santos Oliveira e o vice-presidente José Sabino, o presidente do Grupo Banana da Bahia, Ervino Kogler e o vereador Léo de Lió.
O Distrito já esteve essa semana em Salvador, em outra Audiência Pública promovida pela FAEB e solicitou apoio para aprovação de medidas que favoreçam a produção no Formoso A e H, maior produtor de bana do Brasil.