O Distrito de Irrigação Formoso de Bom Jesus da Lapa, participou da entrega do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente e o Enquadramento dos Corpos de Água, que foram oficialmente entregues para o Comitê da Bacia do Rio Corrente na última quinta-feira (27), na cidade de Santana.
Nesse plano estão definidas, dentro do médio prazo, as melhores formas de utilizar os Recursos Hídricos do Rio Corrente, afluente do Rio São Francisco, para que as águas continuem limpas e adequadas ao uso.
Já o enquadramento dos Corpos de Água estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido ao longo do tempo, que de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), deve ser definida em um pacto acordado pela sociedade, levando em conta as prioridades de uso da água.
O Distrito de Irrigação Formoso integra como titular, desde julho de 2022, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Corrente e tem ajudado a deliberar sobre assuntos referentes ao uso de água na região, outorgas, entre outros pontos de discussão.
De acordo Sr. Antonio Marcio, presidente do Conselho Administrativo do DIF, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente e o Enquadramento dos Corpos de Água representa uma grande conquista para os municípios que fazem parte da Bacia do Rio Corrente, já que é uma luta que começou em meados de 2017 e contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região, sendo possível gerenciar da melhor forma, equilibrando a procura e a oferta de água para as pessoas que fazem parte dos municípios da Bacia do Rio Corrente.
Ainda de acordo o presidente do DIF, ele acompanha a luta do Comitê de Bacia do Corrente há quase seis anos, e a contribuição e participação do DIF nas decisões do Comitê tem uma grande importância, já que a entidade tem buscado construir suas ações no Perímetro Irrigado juntos aos produtores e a Codevasf, sempre com responsabilidade ambiental, fazendo o uso racional da água.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, que também representa o DIF no Comitê, Ervino Kogler, é de extrema importância o Plano, porque ele trata do uso racional da água e também trata da preservação do rio Corrente e seus afluentes.
O presidente do sindicato destaca ainda, a importância da preservação do rio Corrente e do envolvimento de todos os produtores com a causa, já que além da água abastecer diversas cidades, também é essencial para o desenvolvimento da irrigação no Perímetro Formoso, que é responsável por produzir alimento para várias partes do país e gerar mais de 10 mil empregos para Bom Jesus da Lapa e região.
Já o Gerente Executivo do DIF, Enderson José, que também participou da assembléia de entrega do Plano de Bacia, destaca que o plano é um documento importante para nortear as diretrizes necessárias para a preservação do rio Corrente e suas nascentes, bem como auxiliar nas ferramentas necessárias para o uso racional da água.
Além do Presidente do DIF, do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, do Gerente Executivo do DIF a reunião também contou com a presença da representante da 2ª Superintencia Regional da Codevasf, a sra. Fabíola, que também integra Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente e se torna uma grande parceira no processe do uso racional das nossas águas.
Participaram da cerimônia diversos prefeitos, vice-prefeitos, secretários representantes dos municípios da Bacia, além de representantes da Aiba e membros do Comitê.
Os principais rios que integram a Bacia são: Corrente, Correntina, Formoso, do Meio, Arrojado, Guará, Mutum, dos Morinhos, das Éguas, Santo Antônio, Arrojadinho, Pratudão, Pratudinho, dos Angicos, das Cauans; os Riachos do Mato, Galho Grande, Baixão das Cordas, do Vau, da Onça, dos Três Galhos, Santana; os Córregos do Ribeirão, Barreiro; Veredãozinho, Veredão ou Ponta DÁgua e Vereda do Bonito.