Diocese de Bom Jesus da Lapa lança Campanha da Fraternidade que aborda a fome no Brasil

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Bispo Dom João Cardoso/Foto: Reprodução/TV Bom Jesus

Partindo da reflexão do versículo bíblico, extraído de Mateus 14, 16: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer!’, a Campanha da Fraternidade 2023, ‘Fraternidade e Fome’, busca fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro. Na Diocese de Bom Jesus da Lapa a abertura oficial  da campanha aconteceu na noite desta  quarta-feira (22), durante missa realizada no Santuário do Bom Jesus, conduzida pelo bispo Dom João Cardoso.

De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, no Brasil mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome. Depois de dez anos, o país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU). A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema. Um dos objetivos da Campanha é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco.

Gruta de Nossa Senhora da Soledade/Foto: reprodução/TV Bom Jesus

Durante a cerimônia de abertura, Dom João  ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade e destacou a importância da oração, silêncio e da interiorização durante a quaresma, para que sejamos capazes de sentir e ver a dor do outro, que está do nosso lado,  e precisa de atenção. Ele falou da necessidade da moderação do uso das redes sociais, para que sejamos capazes de ouvir e ser livres nos relacionamentos com os outros. “A quaresma é marcada por esse tempo da escuta, do silêncio, em que nós, por tanto, consigamos controlar a agitação interior, para que Deus possa encontrar espaço em nossa vida”.

Dom João destacou que no período da quaresma, para ajudar os fiéis no processo de purificação, a Igreja Católica no Brasil, há 60 anos, trás um exercício para reflexão da realidade do povo, “da nossa vida”, e para essa quaresma, apresenta a questão da fome. E lembrou que é a terceira campanha da fraternidade que traz esse tema”. Depois de 50 anos esse tema da fome retoma, e porque retoma, retoma porque mostra que a fome é uma flagelo que atinge a sociedade brasileira”.

Este ano, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade, além da Coleta da Solidariedade no dia 2 de abril, será executada uma campanha na Diocese de Bom Jesus da Lapa para ajudar o Abrigo dos Pobres da cidade e para o   abrigo que a diocese tem em Correntina.