Com muita festa e entusiasmo, a diocese de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, celebrou, neste final de semana , o jubileu de 60 anos de criação da diocese. Foram dois dias de muitas atividades e uma grande festa diocesana, com a presença de todas as paróquias e pessoas envolvidas na caminhada da diocese. A festa foi encerrada com a Missa Solene presidida pelo Bispo Dom João e o Cardeal Cézar Costa, Arcebispo de Brasília.
A programação da comemoração do Jubileu de 60 anos da diocese começou na manhã de sábado(12), com missa no Santuário do Bom Jesus da Lapa e Cortejo com restos mortais de Dom Francisco Bastistela do Santuário para a Catedral Nossa Senhora do Carmo. E no período da tarde, foi realizado uma mesa redonda Jubilar no auditório do CTL, finalizando com uma Missa Exéquias na Catedral Nossa Senhora do Carmo.
Já no no domingo(13), as comemorações foram iniciadas com uma café da manhã na Catedral Nossa Senhora do Carmo, Caminhada Jubiliar e Missa no Santuário do Bom Jesus da Lapa.
A Diocese de Bom Jesus da Lapa foi criada pelo Papa João XXIII, em 21 de julho de 1962. No entanto, ela só foi instalada no dia 13 de janeiro de 1963. O primeiro bispo, Dom José Nicomedes Grossi, tomou posse neste mesmo ano, no mês de fevereiro.
Antes de Bom Jesus da Lapa ser diocese, todas as paróquias, inclusive a Bom Jesus, que tinha como matriz o Santuário do Bom Jesus da Lapa, pertenciam à Diocese de Barra.