Nesta terça-feira (2), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em todo o mundo. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2007, tem a intenção de promover o entendimento sobre o espectro autista e a importância de apoiar e respeitar as pessoas com essa condição.
📲 Faça parte do canal do Notícias da Lapa no WhatsApp.
Em Bom Jesus da Lapa, a Câmara Municipal preparou uma Sessão Solene em parceria com a Secretaria Municipal da Educação em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Sob a presidência do vereador Eduardinho Filho, a sessão recebeu os autistas e seus familiares, além de profissionais e entidades que trabalham em prol dessa causa.
A sessão também contou com a presença da secretária de educação Cristina Fernandes e sua equipe. Foi um momento de reconhecimento e amor, impulsionado pela incansável dedicação da Mãe atípica Elaine Maria, que fez o uso da tribuna, e fez uma fala emocionante destacando a importância da diversidade e inclusão.
“Essa Sessão é muito importante, porque, aqui, tivemos a oportunidade de conhecer o dia a dia dessas crianças e seus familiares. Os vereadores estão imbuídos para oferecer uma melhor condição social, aprovando o que for necessário para que vocês tenham autonomia, pois todos nós merecemos ser feliz. Podem contar com a Câmara de Vereadores e também com a gestão do nosso prefeito Fábio Nunes, destacou Eduardinho que é autor do projeto que cria carteira de identificação da pessoa autista no município.
O Dia Mundial do Autismo é celebrado pela Organização das Nações Unidas em 2 de abril. A data foi criada no dia 17 de dezembro de 2007 para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista.
O que é o TEA?
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.