Via ALBA
A construção de uma adutora para beneficiamento hídrico potável nas comunidades quilombo Rio das Rãs, Rio das Rãs II, Batalha, sede da Batalha, Curral das Vargens, Renascer, Fruticultura e Ribeirinho, no município de Bom Jesus da Lapa, foi solicitada pelo deputado Eures Ribeiro (PSD) ao diretor-geral da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Alexsandro Freitas Silva.
Na indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar explica que o município de Bom Jesus da Lapa possui comunidades que, mesmo estando próximas ao Rio São Francisco, ainda necessitam do saneamento hídrico, para que a população tenha acesso à água potável e tratada. Segundo ele, cerca de duas mil famílias dependem desse benefício essencial para a saúde.
“A construção dessa adutora é fundamental para atender a essa população”, afirma Eures Ribeiro. Segundo ele, a extensão inicial da adutora para as comunidades próximas é estimada em 5 km e, para as comunidades finais, em aproximadamente 30 km, “alcançando uma importante população que justifica a obra para a população de Bom Jesus da Lapa, especialmente nas comunidades do quilombo Rio das Rãs, Rio das Rãs II, Batalha, sede da Batalha, Curral das Vargens, Renascer, Fruticultura e Ribeirinho”.
Por fim, o legislador argumenta que “parte da população (das comunidades), por ser quilombola, sofreu durante anos com a falta de assistência do Estado, necessitando de total atenção por parte do governo estadual”.