Após dois anos de forma virtual por conta da pandemia da Covid-19, o as romarias do Santuário do Santuário do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, voltam a ser presenciais. O anúncio da retomada aconteceu na última quinta-feira(5), durante reunião com diversos setores da cidade.
Foram discutidas ações para o novo ciclo de Romaria 2022 que começou oficialmente na sexta-feira(6), com a Romaria do Terço dos Homens.
Participaram da reunião, o Reitor do Santuário Padre João, o Secretário de Administração Victor Hugo, Secretário de Cultura e Turismo Adson Pereira, o o Secretário de Obras e Infraestrutura Erivelton Radson, o Comandante da 38ª CIPM Pedro Paulo e o representante do Conselho Municipal de Cultura de Bom Jesus da Lapa, Carlos Fabiano.
Milhares dos romeiros que não tiveram como visitar o Santuário do Bom Jesus nos dois últimos anos, são esperados para visitar a cidade entre os meses de agosto e setembro, período que acontece as duas principais romarias da cidade: A Romaria do Bom Jesus e Romaria de Nossa Senhora da Soledade.
De acordo com a organização, o Santuário do Bom Jesus tem tomado todos os cuidados desde o início da pandemia e atuado em conjunto com as autoridades. Neste ano, junto com a Prefeitura está trabalhando para que a Romaria de 2022 seja a maior de todos os tempos.
“Muito importante já começarmos os preparativos para o que promete ser a maior romaria da história, esperamos felizes a volta de todos os romeiros para a Capital da Fé que se tornou Bom Jesus da Lapa”, afirmou o prefeito Fábio Nunes.
A Secretaria de Saúde do Município pontuou que a cidade está preparada e tem condições sanitárias para receber a festa. De acordo com a pasta, a cidade tem apenas dois casos leves da Covid-19 em todo município, confirmados na última quinta-feira(5), após quase um mês sem casos ativos, colocando a cidade numa situação confortável para receber turistas religiosos que deverão acompanhar o ciclo de festividades religiosas.
Bom Jesus da Lapa tem a terceira maior festa de peregrinos do Brasil, a Festa do Bom Jesus, evento religioso que tem seu ápice no dia 06 de agosto.