Na tarde desta sexta-feira(13), cerimônia militar celebrou o Dia do Marinheiro em Bom Jesus da Lapa. A data também faz referência ao nascimento do patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marquês de Lisboa, o Marquês de Tamandaré. E na oportunidade foi também comemorado o 51º aniversário Agência Fluvial do município.
A solenidade foi acompanhada por diversas representações do poder público municipal e de autoridades civis e militares da cidade e da região.
Por ocasião do evento, foi agraciado como Militar Padrão do Semestre o suboficial Claudio e o prêmio da melhor redação “Cisne Branco”, com a participação de alunos das Escolas Promove e Batista, e a concessão da medalha aos novos Amigos da Marinha(SOAMAR), além de uma homenagem ao Sargento Alessandro que passou para reserva remunerada.
No uso da fala o comandante André Mateus, destacou que a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa tem um papel importante em Bom Jesus da Lapa e região, pois tem a jurisdição de fiscalizar 91 municípios. Ele lembrou algumas ações realizadas pela Agência no rio São Francisco, que além das fiscalização e cursos de formação para novos marinheiros na região.
O comandante recordou também das buscas de vítimas por afogamentos em Xique-Xique, Sítio do Mato, e destacando com tristeza a tragédia na Ilha da Marinquinha, onde quatro pessoas morreram afogadas.
Em homenagem aos 51 anos de história, a Agência da Marinha de Bom Jesus da Lapa foi presenteada com uma replica da Agência Flutuante que fica na Barrinha, o Saldanha Marinho.
A Marinha é a autoridade marítima brasileira e órgão responsável pela fiscalização nos mares e rios que cortam o território nacional, e em Bom Jesus da Lapa os militares fazem o patrulhamento de 527 Km do Rio São Francisco. Com uma área de jurisdição que corresponde a 91 município, tem como propósito garantir a segurança da navegação, além de permanecer em prontidão constante para a atuação nas atividades de prevenção e resposta à poluição hídrica causada por embarcações e para as ações de busca e salvamento de pessoas em perigo no rio.
Realiza, ainda, o atendimento ao público para credenciar e acompanhar os pescadores, fiscalizadas periodicamente todas as embarcações, especialmente nos períodos de romaria, onde tem maior movimentação de passageiros.
veja mais fotos do cerimônia AQUI.