Os componentes de mobilização pela recuperação da BA 160, compostos por vários representantes das comunidades quilombolas participaram de uma importante reunião realizada na última quinta-feira(17), no Consórcio velho chico, para o alinhamento das informações para o início das obras de Revestimento Primário entre a cidade de Bom Jesus da Lapa, até o território Quilombola do Rio das Rãs.
Os representantes ouviram dos responsáveis pelo consórcio que as obras começarão nestes 5 dias, através de contrato da Seinfra – Secretaria de infraestrutura do estado do governo da Bahia com o CDS Velho Chico
O contrato foi publicado no mês passado pela Secretaria de Infraestrutura, de forma emergencial, logo após início das obras de recuperação do trecho da BA-160 entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa com asfaltamento. O Consórcio recuperará 66 km da via, do trecho que se inicia no trevo da BR – 430, até o Rio das Rãs. O valor da obra é de R$ 3 milhões, com prazo de 210 dias.
O contrato emergencial, por dispensar de licitação, foi feita após cobrança das representações, comunidades quilombolas da região, como também do poder político local. As representações da Comissão da BA-160 afirmam que continuarão lutando pela recuperação total da via, e espera agora, que a Secretaria de Infraestrutura elabore o projeto de recuperação asfáltica do trecho da via entre Bom Jesus da Lapa e Malhada.
A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidos no Brasil, Rio das Rãs, interior do município.