Lideranças de comunidades tradicionais quilombolas de diversos estados, além de representações da Argentina, Colômbia, Guiana Francesa, Nicarágua, Surinanime, Bolívia, Equador e Honduras, participam, até a próxima quinta-feira(21), na cidade de Bom Jesus da Lapa, do Encontro Internacional dos Afro Rurais da América Latina e Caribe, debatendo diversos temas relacionados à organização da luta do segmento por políticas afirmativas.O evento começou na manhã desta terça-feira(19), no salão do Centro de Treinamento de Líderes(CTL).
O Encontro está sendo organizado pela pela CONAQ e entidades parceiras, e faz parte da programação do Novembro Negro Quilombola, que começou no último dia 15, com uma grande Plenária, e no dia 16 com a Romaria Nacional Quilombola. Já no dia 17, foi realizada a Missa AFRO no Quilombo da Lagoa do Peixe.
“O objetivo principal é discutir um conceito que nos unifique, fortalecendo as ralações entre os povos e as comunidades tradicionais da America Latina e de Caribe. Construir esse diálogo que nos aproxima, para encontrar e construir estratégicas jurídicas nacionais e internacionais para serem utilizadas nos enfrentamentos das nossas lutas do dia a dia e nas conquistas, para garantia de fato do direito dos povos afros. Seja no Brasil, seja em outro país, de forma que a gente tenha a titulação coletiva e sustentável. Porque não basta só a titulação dos territórios quilombolas, sendo que vem uma série de outros empreendimentos aí, que forçam a retirada dos nossos povos dos territórios”, afirmou Florisvaldo Rodrigues Coordenador do Conselho Estadual quilombola e Diretor Municipal de Igualdade Racial de Bom Jesus da Lapa, organização que está à frente dos trabalhos.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.