A Lei Maria da Penha completou 14 anos neste mês de agosto. Para marcar a data e reforçar o compromisso na luta para acabar com a violência contra a mulher, a 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa, através da Ronda Maria da Penha, promove o “Agosto Lilás” desde o início do mês. Um dos objetivos da iniciativa é mostrar os ajudar mulheres que a mulher estejam em risco de violência e que ela saiba como denunciar as situações que colocam em risco sua integridade física e mental.
Considerando esse momento de distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19, tem se evidenciado o aumento de casos de violência doméstica. Para conter essas agressões e marcar a importante data de conquista no calendário, as principais ações de conscientização estão sendo feitas de forma virtual e pelos meios de comunicação do município.
A Comandante da Ronda Maria da Penha de Bom Jesus da Lapa, a Cabo Pm Valdinéia, concedeu uma entrevista ao site Notícias da Lapa nesta quarta-feira(26) e falou da Campanha do Agosto Lilás, dos dados envolvendo à violências doméstica e das ações realizadas pela 38ª CIPM, através da Ronda Maria da Penha, nos municípios de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho.
Ela destaca que a ronda faz o acompanhamento de 35 mulheres vítimas de violência doméstica em Bom Jesus da Lapa e mais 11 no município de Serra do Ramalho, onde ainda estão iniciando os trabalhos.
Sobre a atuação da Ronda Maria da Penha, a Cabo Pm Valdineia afirma que o Projeto intenciona realizar visitações às residências das vítimas beneficiadas por Medida Protetiva de Urgência, a fim de fiscalizar o seu devido cumprimento, bem como auxiliar a vítima e seus familiares com o acompanhamento psicológico a assistencial. “Trata-se de visitações semanais para garantir a segurança das vítimas e cumprimento das medidas”, frisa.
“Agora em agosto a Lei Maria da Penha (11.340/06) completou 14 anos, temos então o Agosto Lilás. Estamos fazendo o trabalho de divulgação da Ronda Maria da Penha em Bom Jesus da Lapa e da importância da instalação dessa Operação em nosso município, também de conscientização das mulheres no sentido de denunciar, de procurar ajuda, procurar os órgãos competentes”, destaca a PM.
A Comandante da Ronda Maria da Penha de Bom Jesus da Lapa explica, que o primeiro passo para a mulher romper o ciclo de violência doméstica, é procurar a Delegacia de Policia, já que ainda não tem na cidade a DEAM (Delegacia de Atendimento a Mulher). “Registrar o Boletim de Ocorrência e solicitar a medida protetiva de urgência, que será encaminhada para o Juiz para que seja expedida, logo depois da MPU deferida, será encaminhada cópia para a Ronda Maria da Penha, a partir daí, nos procuramos a vitima e passamos a dar assistência a essa mulher”.
“É importante denunciar assim que houver os primeiros sinais de violência, seja ela psicológica, moral, sexual, física ou patrimonial, a fim de evitar que as agressões se intensifiquem e a Polícia possa atuar com mais eficiência, quebrando esse ciclo de violência”, orienta a Cabo Pm Valdinéia.
Segundo dados colhidos pela Ronda Maria da Penha de Bom Jesus da Lapa junto a Delegacia local, o município teve um aumento de 26% de ocorrências de violência contra a mulher entre junho de 2019 e junho de 2020. E Hoje representa uma média de 30% das ocorrências registradas mensalmente.
A Cabo Pm Valdineia finaliza a entrevista, destacando que as vítimas que ainda não têm medidas e precisar de orientação em Bom Jesus da Lapa, é só procurar a Ronda Maria da Penha.
A sede da Ronda Maria da Penha de Bom Jesus da Lapa fica instalada no Distrito Integrado de Segurança Pública, no bairro Parque Verde, onde funciona também a sede da 38ª CIPM, 24ª Coordenadoria de Policia Civil e a Polícia Técnica, atende pelo celular 77 9.9150-5227, ou pelo e-mail: [email protected], e está presente também no Instagram @ronda_maria_da_penha_bjlapa.
Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e o site Notícias da Lapa sabe o quanto é importante destacar que as mulheres que sofrem violência denunciem seus agressores. O Agosto Lilás é o mês dedicado a ações de prevenção e combate à violência doméstica e de ampla divulgação dos direitos femininos. A campanha é mais uma forma informar e conscientizar às mulheres e a nossa sociedade, como forma de ajudá-las a romper o ciclo de violência que infelizmente ainda acontece.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.