Com tempo seco, queimadas pioram umidade do ar e incomodam moradores em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Nesta terça-feira (25) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade em  Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia, considerado prejudicial à saúde. No entanto, mesmo com tempo seco e sem previsão de chuva, há quem piore a condição ateando fogo em lixos e terrenos baldios. As queimadas são constantes na Capital Baiana da Fé e têm gerado desconforto entre moradores do bairro São João, que sofrem com as fumaças.

📲 Clique aqui e receba noticias do Notícias da Lapa no seu WhatsApp e fique por dentor de tudo!

Segundo os relatos, seja durante o dia ou até mesmo à noite, há sempre um foco de queimada, que foi provocado por quem parece não se preocupar com o ar seco, que prejudica a saúde de muita gente, principalmente, de quem tem alguma comorbidade e maior dificuldade para respirar.

“A gente que tem problemas respiratórios como bronquite sofre com isso. Idosos e crianças também sofrem. Agora mesmo estou com a garganta e peito cheio, tomando remédios e utilizando umidificador por conta da baixa umidade”, relata outro morador.

As reclamções dos  moradores não param. “Tenho crianças pequenas, é preciso manter a casa toda fechada porque nunca sei quando vão atear fogo em algo”, diz uma mãe preocupada com a saúde dos filhos.

“Vira e mexe colocam fogo em entulhos, e neste período de festejos juninos só piorou, as queimadas têm acontecido de forma descontrolada. Aqui existem famílias que têm bebês, existe um morador com problema  no pulmão, sem contar na grande quantidade idosos e crianças que estão com problema respiratório”, pontua outra moradora.

Na manhã desta terça-feira(25), mais um incêndio foi registrado no bairro São João, desta vez foi na rua Gercino Coelho.

A reclamação vem de moradores do bairro São João, mas o problema também é provocado  em outros bairros da cidade. Mas, vale lembrar que atear fogo em entulhos, matagal ou outro meio de propagação que pode levar a altos índices de fumaça é crime ambiental previsto em Lei Federal, com penalização, como sanções e multas.

Nesse período seco, a recomendação é ingerir bastante água, umidificar o ar e evitar exposição ao sol em horários mais quentes.