Foi realizado na manhã desta quarta-feira(15), na plenária da Câmara Municipal de Vereadores, em Bom Jesus da Lapa, mais uma reunião para apresentação da Central de Valorização de Resíduos São Francisco -CVR para a implantação de um aterro sanitário em Bom Jesus da Lapa.
O empreendimento foi apresentado pelo engenheiro ambiental e sanitaristas, Luís Felipe e pelo engenheiro civil Paulo Vinícius, que falaram da importância do projeto para o município. Eles destacaram que o CVR está sendo construído em uma área de 400.000 m2, próximo a BA-160, a cerca de 30 km da cidade, e terá capacidade para atender quase meio milhão de pessoas.
De acordo o secretário municipal de meio ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lúcio Flávio, a obra é uma grande empreendimento que a população de Bom Jesus da Lapa estava esperando há muito anos, que já está em andamento. “Isso vai torna Lapa uma cidade sustentável”, disse.
Ainda de acordo as informações, a obra está com 37% de realização, com previsão de término em julho desse ano.
O empreendimento é de iniciativa privada, e terá com consequência uma ação socioambiental e de desenvolvimento socioeconômico, atendendo não só Bom Jesus da Lapa, mas também uma média de 20 municípios da região com uma estrutura que contará com unidade para disposição de resíduos domiciliares e unidade para resíduos de construção civil.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Miguel Leles e do presidente da Câmara de Vereadores Eduardinho Filho, além da participação de vários segmentos da sociedade, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretária Municipal de Igualdade Racial, Secretaria de Obras e Secretaria do Interior.