O Superintendente da 2ª Superintendência da CODEVASF, em Bom Jesus Lapa, Harley Xavier, assinou na noite desta quinta-feira (28) a ordem de serviço para o início das obras do sistema de abastecimento de água no Perímetro de Irrigação Formoso, no interior do município de Bom Jesus da Lapa, Oeste da Bahia, maior produtor de banana do Brasil.
A obra, que tem o prazo de 18 meses para ser construída, será executada pela empresa IQ Construtura Ltda-EPP, pelo valor de 4.837.583,31(quatro milhões, oitocentos e trinta e sete mil, quinhentos e oitenta e três reais e trinta e um centavos).
A captação da água será feita no rio Corrente via flutuantes metálicos, próximos as atuais captações do Projeto Formoso. Depois de tratada, será elevada para uma reservatório de distribuição que será construído ao lado da sede do DIF, com capacidade para 200 m³, que alimentará uma nova rede que será construída para distribuição do Setor 33 e 4, atendendo 1.471 residências. O sistema será gerido pelo SAAE de Bom Jesus da Lapa.
A ordem de serviço foi assinada em uma solenidade no auditório do DIF, que contou com a presença de representantes do Poder Legislativo do município, SAAE, Conselho do DIF, Associação Frutas Oeste Bahia, Grupo Banana da Bahia, moradores do Formoso, da empresa IQ Construtura Ltda-EPP e de servidores da 2ª Companhia da Codevasf.
Os vereadores Romeu Thessing (PCdoB), Leo de Lió (PTN), Irmão Romilson (PSC), e Zezinho Duarte (PSC), destacaram a importância da obra da adutora para o Projeto Formoso, que é uma das principais ações de cunho social no município, e destacaram a luta dos moradores, como também do legislativo municipal, que fez abaixo assinado, e cobrou de diversas formas uma solução. Os parlamentares reconheceram o papel importante do Superintendente da 2ª Superintendência da Codevasf, para que o sonho da água potável virasse realidade no Perímetro Irrigado.
O Sr. Antonio Márcio, Presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação Formoso, destacou que a conquista é de todos, que de alguma forma lutaram em defesa da água potável para o Projeto Formoso. No entanto, é preciso reconhecer, se o Superintendente da Codevasf não tivesse abraçado essa causa, não estaríamos vendo o nosso sonho sendo realizado hoje. Você ouviu o clamor desse povo, e se empenhou para que fossemos atendidos com essa grande obra. Que não vai atender só o Setor 33 e 4, mais todo Projeto Formoso”, disse.
Ele agradeceu a todos os produtores pelo apoio, por estarem de mãos dadas com o DIF em busca de crescimento e melhorias para o Projeto Formoso. E lembrou, que o Perímetro Irrigado gera 12 mil empregos diretos, e mais de 25 mil empregos indiretos. “Por isso, trazer a água para o Projeto, sem dúvida, é um trabalho social. Muito obrigado ao Superintendente da Codevasf, Harley Xavir, pela parceria e apoio”, finalizou.
O Diretor do SAAE, Gerson Nunes, frisou a importância da obra para o Projeto Formoso, e destacou a importância da união para atender as demandas da população. “Sei que todo corpo da Codevasf tem se empenhado para que essa momento acontecesse. “A população do Projeto Formoso sofreu ao longo desses quase trinta anos. Padeceu por não ter os cuidados necessários em função da água. Eu falo localmente, apesar do município fornecer água para o Projeto Formoso, através de caminhão pipa”, disse.
Já o Superintendente da 2ª Superintendência da Codevasf, Harley Xavier, destacou que sempre esteve empenhado em defesa do Projeto Formoso, que é uma causa pessoal, por ter uma história dentro do Perímetro Irrigado. E que a obra da adutora é fruto da luta junto ao deputado Arthur Maia, que tanto liberou recursos para a elaboração do projeto da adutora, como para a execução da obra.
Harley destacou, que para a Codevasf e para a população do perímetro, a adutora já é um sonho realizado. E que o próximo foco agora é conseguir licitar asfaltamento da estrada do Projeto Formoso, da portaria do Setor 33, e da portaria ao Setor 4″. Não estou prometendo estrada. O superintendente agradeceu a parceria do DIF, e avisou que nas próximas semanas estará entregando duas caçambas basculantes, um caminhão pipa e uma pá carregadeira ao Perímetro.
Após uma luta que já dura 29 anos, de diversas frentes de reivindicações das famílias de irrigantes, autoridades se mobilizaram, e, a própria CODEVASF para agilizar o atendimento dessa demanda. Agora com a ordem de serviço para início da obra da adutora de água tratada, as famílias poderão finalmente realizar o sonho de ter nas torneiras água tratada de qualidade.
Vejas mais fotos na página do site Notícias da Lapa no Facebook.