Agência de Defesa Agropecuária da Bahia(ADAB), Vigilância em Saúde e Prefeitura Municipal começaram nesta semana um plano de visitas com palestras educacionais em todas as escolas das redes municipal e estadual, para através de um processo instrutivo, didático e pedagógico, passar as informações necessárias aos alunos no combate da comercialização e consumo de carne clandestina.
De acordo a Secretaria Municipal de Agricultura, além de já começar o processo informando e com ações educativas, os órgãos responsáveis pela fiscalização – Prefeitura Municipal, ADAB e Vigilância em Saúde – já estão aptos a vistoriar os pontos e estabelecimentos que realizam as ações ilegais
Neste terça-feira(19), no Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo, uma série de palestras já foram realizadas para estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o tema: ADAB no combate à produtos de origem animal clandestinos. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e do Núcleo Territorial de Educação.
A proposta do evento foi para sensibilizar os estudantes quanto a necessidade de redução dos prejuízos causados à saúde e ao meio ambiente pelo consumo de carne, leite e derivados de má qualidade. Destacando que a venda de produtos de origem animal não inspecionados oferecem sérios danos à saúde humana.
E nesta quarta-feira(20), a ADAB e Vigilância estão visitando o interior do município, com ações também nas escolas.
As ações fazem para parte dos encaminhamentos discutidos no último dia 14, em uma reunião entre Diretor-geral da ADAB e a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, onde foram planejadas ações conjuntas de fortalecimento dos sistemas de inspeção e combate ao abate e a comercialização de carne clandestina no município e na região.
Em parceria com a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, a ADAB realizará vária ações no município, com campanhas de educação sanitária e operações de fiscalização.