A Festa do Divino Espírito Santo terminou neste domingo (5) em Bom Jesus da Lapa, com a retomada da tradicional procissão de Pentecostes, ponto alto da programação, que nos últimos dois anos não foi realizada devido à pandemia.
O cortejo que contou com a presença de lapenses e romeiros, começou logo no início da manhã, e percorreu as principais ruas da cidade, marcado por simbolismos, em referência a cada um dos sete dons do Divino: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.
A procissão ocorreu na data de encerramento da programação, quando a Igreja Católica comemora o Dia de Pentecostes, celebração do calendário cristão que marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Tradicionalmente, o Pentecostes acontece 50 dias após o domingo de Páscoa.
Após o percurso pelas ruas da cidade, os fiéis retornaram para o Santuário do Bom Jesus da Lapa onde acompanharam a missa de encerramento da Festa do Divino que foi celebrada pelo bispo diocesano, dom Dom João Santos Cardoso.
Bom Jesus da Lapa tem a sua centenária Festa do Divino Espírito Santo tombada como patrimônio histórico e cultural da Bahia.
O evento que reúne milhares de fiéis de todos os cantos da região completou 110 anos de história.
Confira as imagens da festa:
Foto: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa