Uma média de 20 pacientes estão internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Bom Jesus da Lapa aguardando transferência para um leito Covid. Os 10 leitos de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carmela Dutra continuam em 100% de ocupação, como também os 23 leitos clínicos. A informação foi confirmada durante entrevista do prefeito Fábio Nunes e o Secretário de Saúde Euler Nogueira à Rádio Bom Jesus FM, na manhã desta terça-feira(22).
Durante a fala o secretário de Saúde reforçou o pedido feito pelo gestor, para que a população lapense evite fazer aglomerações[festas] no período junino, já que o município vive um dos piores momentos da pandemia, com o aumento de casos e internações. Euler lembrou que a situação de Bom Jesus da Lapa pode se agravar ainda mais após o São João, se a população não colaborar.
Nogueira disse que Bom Jesus da Lapa já registrou 77 mortes em decorrência da Covid-19, já que mais dois óbitos ocorridos fora do município serão incluídos no boletim de hoje. Ele lamentou que só no final de semana foram registrado 5 óbitos, com duas notificações no sábado e três no domingo. “São números assustadores, essa quantidade de óbito por conta da covid numa cidade como Bom Jesus da Lapa, é muito pra gente – a gente fica assustado”. lamentou.
O chefe da pasta mostrou preocupação com a chegada do São João, considerando que todos os leitos covid do município estão ocupados. “A UPA, nos assusta demais, nós temos 20 pacientes na UPA positivo, sem a gente ter como transferir pra o hospital, por conta da quantidade de leitos que estão ocupados lá, os leitos Covid. São um total de 23 e mais 10 leitos de UTI, e por incrível que pareça, hoje a gente só tem pacientes nossos na UTI, pacientes que deram entrada com os nossos endereços. Então, a gente tá um pouco assustado, e a gente pede a população de verdade que nos ajude aí nesse período, pra gente não ter um cenário mais preocupante daqui umas duas semanas.
CASOS
No último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira(21), Bom Jesus da Lapa confirmou 139 casos. Os registros representam um novo recorde diário no município. A boa notícia é que 171 pacientes receberam alta, e número de casos ativos caiu para para 265, no entanto o secretário de saúde lembra que esse número pode subir com os novos resultados de PCR que deverão sair antes do São João.