O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está próximo e será realizado neste domingo (17) com questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas, além da redação. Por conta da pandemia do coronavírus, algumas medidas de segurança serão aplicadas nos dois dias de prova.
Em entrevista ao site Notícias da Lapa, a diretora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Maria Helena Laranjeira, explicou que entre as novas mudanças, cada sala da unidade deve ter entre 25 a 28 candidatos realizando as provas.
A diretora acredita, que mesmo com a pandemia, os estudantes da Rede Pública irão comparecer para realizarem as provas por várias razões, e uma delas é que a nota do Enem poderá ser usada para aprovar alunos do 3º ano.
Mesmo sem definição do retorno das aulas presenciais, a diretora do Modelo explicou que a unidade já está preparada para receber os estudantes, assim como os candidatos que irão realizar as provas do Enem. “O Modelo já estava pronto para o ano letivo, e o ENEM vai pegar toda estrutura preparada, porque deixamos pronto. Tudo está preparado, teremos pias nas áreas externas, além do álcool gel na entrada da escola, nas rampas, na secretaria”.
“As cadeiras estão todas na quantidade certa, já que a escola já tinha dividido na forma correta para a Educação Hibrida. Tem ventilador em todas as salas e onde tinha ar condicionado a gente instalou ventilador, para poder deixar todas as janelas abertas. A escola tá pronta para receber os alunos no retorno, e o Enem vai pegar tudo pronto”, explicou a diretora.
“Como a escola já está arrumada para receber os alunos no retorno às aulas, então a escola também está pronta para o Enem. Nós temos pias por toda a parte da escola, teremos álcool em gel em todas as salas e todos os protocolos necessários serão adotados nos dias da aplicação. Não será permitido nenhum candidato sem máscara em sala de aula e as pessoas que irão aplicar as provas vão receber três máscaras para que também possam fazer a troca. Acredito que tudo está seguro para a realização do Enem”, destacou Helena.
A diretora lembra, que o candidato não poderá entrar na escola sem máscara, então orientamos que levem mais de uma máscara por conta do período que irão fazer a prova, para que possam trocá-las. Já os estudantes do Colégio receberão um quite com máscara e caneta. “Desejamos aos nossos alunos que tudo dê certo e que a pesar das dificuldades de 2020 esperamos que em 2021 tudo se ajeite”, afirma.
O colégio torce e acredita que o Enem será adiado em virtude de toda a situação pandêmica e os riscos envolvidos, e considerando que o ano letivo de 2020 ainda não acabou para muitos alunos das escolas públicas. E chama a atenção, que a aplicação do exame no atual contexto aumentará ainda mais a desigualdade existente entre ricos e pobres, ou seja, entre os estudantes das escolas públicas e privadas.
Além do Colégio Modelo, as outras unidades escolares que irão servir como local de aplicação de prova também estão sendo organizados, para seguir todos protocolos de segurança, como as pias com sabonete líquido e dispensers de álcool em gel, não só dentro do módulo, mas também fora deles. E orientação é que tenha 25 cadeiras mantendo o distanciamento necessário.
Durante os dois dias de provas, todos os candidatos deverão utilizar máscaras, podendo removê-las apenas durante o momento em que beberem água ou lancharem e, logo após, deverão colocá-las novamente.