As águas do São Francisco em Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia, foram repovoadas com 50 mil alevinos de espécies nativas para marcar a passagem dos 50 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A ação foi realizada na manhã desta terça-feira(16), na localidade da Barrinha, por meio da 2ª Superintendência Regional da Codevasf.
📲 Clique aqui e receba noticias do Notícias da Lapa no seu WhatsApp e fique por dentor de tudo!
“Hoje é uma data muito significativa para Bom Jesus da Lapa, para para Bahia, para o nordeste brasileiro e para o Brasil, que é os 50 anos da Codevasf”, destaca o Superintendente da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, Harley Xavier Nascimento.
Harley lembrou que dentre uma das várias ações da Codevasf está o trabalho de revitalização de bacias hidrográficas e, principalmente a do São Francisco que foi onde nasceu a empresa. E que o peixamento realizado como parte da programação dos 50 anos, é uma ato simbólico, que visa recuperar não só a natureza, mas também beneficiar toda a comunidade que vive no entorno do rio.
O ato simbólico contou, além dos servidores da Codevasf, Distrito de Irrigação Formoso(DIF), UFOB, IFBaiano, UNEB, Prefeitura, Marinha, Pescadores e Colégio da Polícia Militar.
Os alevinos usados no peixamento foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade de pesquisa e tecnologia que produz anualmente milhões de alevinos de espécies de peixes nativos de importância econômica e ecológica para soltura.
A Codevasf completa 60 anos de atuação nesta terça-feira, 16 de julho. Ao longo de sua trajetória, a empresa tem promovido ações que contribuem para o crescimento social e econômico das regiões inseridas nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim. As ações beneficiam as populações do Norte de Minas Gerais e grande parte do Nordeste – em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará –, além de áreas do Goiás e Distrito Federal.
Criada em 1974, a Codevasf sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF).