Dispositivo instalado clandestinamente em caixa eletrônico para roubar dinheiro depositado por clientes – conhecidos como “chupa-cabras” ou “pescador” – foi descoberto na manhã deste sábado (30), em um dos caixas eletrônicos da Agência da Caixa Econômica de Bom Jesus da Lapa. Uma das vítimas desconfiou quando foi usar o equipamento, e acionou a Polícia Militar.
Neste tipode de golpe os criminosos instalam dispositivos em caixas eletrônicos para clonar cartões e assim ganhar acesso às contas bancárias das vítimas. Cada vez mais sofisticados, esses aparelhos podem interceptar os dados magnéticos do cartão e enviá-los via conexão sem fio de forma criptografada ao criminoso.
Após o ocorrido, a 38ª CIPM divulgou uma nota alertando a comunidade em geral, especialmente àquele(a)s que, eventualmente, tenham realizado transações bancárias nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal – Agência de Bom Jesus da Lapa nos últimos dias.
“Sugere-se que busquem orientação junto a central de atendimento da Caixa Econômica Federal (o número do telefone, consta no verso do cartão), sobre o melhor procedimento a ser adotado, afim de evitar fraudes e eventuais prejuízos, visto ter sido encontrado um dispositivo eletrônico, possivelmente de clonagem de cartões e captura de senhas”.
Assista o vídeo feito pelo cliente que denunciou o crime no Instagram do Notícias da Lapa
Ver essa foto no Instagram