Cheia do rio São Francisco se aproxima do patamar do início de fevereiro  em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O rio São Francisco continua subindo de forma constante nos últimos dias na cidade de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. O registro está muito próximo da cota alcançada em janeiro.

Na manhã desta sexta-feira(04/03) o rio  bateu a cota de 9,18 metros (m) e pode alcançar a marca da primeira cheia de 2022. Nas últimas 24 horas foram 7 cm de elevação. No dia 12 de fevereiro, o nível na cidade de Bom Jesus da Lapa havia recuado a 8,80 m. Foram oito dias de recuo após o dia 4 de fevereiro e já são 20 dias em elevação.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O nível do Rio São Francisco começou a subir de forma significativa no município de Bom Jesus da Lapa no final do ano passado, e  o ápice da cheia foi no dia 4 de fevereiro, quando chegou na cota de 9,20 metros.  Com isso, as populações ribeirinhas de diversas ilhas e áreas próximas ao rio  continuam  fora de  suas residências. A Ilha de Mariquinha que é uma das  regiões mais afetadas, considerando que as estradas e  todos os  imóveis continuam cobertos pela água.  Já na sede,  alguns restaurantes e quiosques  construídos às margens do rio, no bairro da Barrinha, também continuam  submersos há mais de dois meses.

Confira as imagens do Rio São Francisco  no Instagram do Notícias da Lapa