A Romaria do Bom Jesus deverá levar a para as ruas de Bom Jesus da Lapa, município na região Oeste da Bahia, um público de cerca de 600 mil pessoas entre 28 de julho a 06 de agosto. A lista de atividades para atender todo esses romeiros é extensa e os preparativos dos organizadores da festa e de agentes envolvidos, como Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Associação da Rede Hoteleira começaram no início do mês, logo após a Romaria da Terra e das Águas.
Segundo o reitor do Santuário do Bom Jesus, monsenhor João Batista, cerca de 600 mil pessoas poderão circular pelo município durante os dez dias do novenário de 2023. A afirmação foi feita durante entrevista ao site Achei Sudoeste.
O tema deste ano é “Bom Jesus, o pão da vida: vocação e fraternidade”. Segundo o monsenhor, em cada noite haverá reflexão sobre um assunto relacionado ao tema geral da romaria.
Além do evento de cunho religioso, Bom Jesus da Lapa também comemora os 100 anos de emancipação política da cidade. “Queremos agradecer a Deus e a cidade de Bom Jesus da Lapa, que celebra conosco. A festa do Bom Jesus é de todo povo e dos romeiros que passam por aqui”, destacou o reitor.
Todos estão convidados para participar da celebração de renovação espiritual. Os preparativos finais estão sendo feitos para a festa do Bom Jesus, que é a maior festa do santuário e também do estado, ressaltou monsenhor João Batista.
A Romaria do Bom Jesus é considerada a terceira maior do país. O evento religioso atrai fiéis de várias partes do país há mais de três séculos. Este ano, na sua 332º edição, a expectativa dos organizadores é que o evento seja um dos maiores, considerando o grande aumento de visitantes na capital baiana da fé.