O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III de Bom Jesus da Lapa foi inaugurado na manhã desta sexta-feira(27). A nova unidade amplia a oferta de atendimentos na área da saúde para acolhimento de pessoas em situação de sofrimento mental de gravidade. O Caps funcionará 24 horas, incluindo feriados e finais de semana.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Eures Ribeiro, do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, do Secretário Estadual de desenvolvimento Urbano (SEDUR) e deputado federal licenciado, Sergio Brito, do deputado Federal Jorge Solla, do Secretário Municipal de Saúde, Marcélio Magno, e dos profissionais de saúde do município, vereadores, secretários municipais e população em geral.
O novo Caps, que é a terceiro Centro de Atenção Psicossocial de porte III inaugurado na Bahia, recebe o nome da senhora Emília Pereira Valverde. E segundo o prefeito a homenagem foi um reconhecimento a primeira funcionária do hospital Carmela Dutra contratada pela fundação Nacional de saúde, que teve uma vida dedicada ao trabalho e a comunidade católica de Bom Jesus da Lapa, ajudando sempre quem mais precisava. “Eu escolhi o nome dela para isso aqui, para que sirva de reflexão. Que a gente tem que olhar para o próximo. Ninguém é tão pobre que não possa ajudar o próximo”, disse.
Ainda de acordo a gestão municipal, a nova unidade de saúde recebeu um investimento de 1 Milhão. Conta com espaço para atendimento individual; espaço para atendimento de grupo; espaço para refeições; espaço para convivência; banheiros com chuveiro; no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) leitos de acolhimento noturno; posto de Enfermagem e equipe de atendimento formada por 40 profissionais por turno.
O Caps III de Bom Jesus da Lapa fica situado no bairro Amaralina, ao fundo do ginásio de esportes José Caetano, e atenderá toda região. Contando com uma capacidade, por projeção, de 90 atendimentos ao dia e cerca de 3 mil atendimentos ao mês.