Carreata pede reabertura do comércio em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Um grupo de  empresários, comerciantes, lojistas e autônomos fez uma carreata na manhã desta sexta-feira(5) na cidade de Bom Jesus da Lapa para pedir a reabertura do comércio de forma segura, parcialmente fechado devido a decretos de isolamento para conter o coronavírus.

A manifestação pacífica, convocada por redes sociais, começou por volta das 10h30 na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo. Dezenas de carros e motos circularam fazendo um buzinaço. “O vírus com certeza vai  passar, mais o nosso povo, o nosso pai de família e a nossa mãe de família precisa trabalhar para  sustentar a sua família. Por isso estamos aqui nessa manhã, pacificamente, pedindo a reabertura do nosso comércio. […] pedimos ao nosso gestor que reabra o comércio”, dizia uma fala no carro de som que acompanhava a carreata.

“Nós estamos tendo uma dificuldade imensa para pagar o salário dos nossos funcionários, para pagar as nossas duplicatas. Nós precisamos reabrir  de uma forma segura e responsável o nosso comércio. Todas as tentativas de ridicularizar o nosso movimento não faz sentido. Nós pedimos a todas as pessoas da nossa cidade que nos apoie. Porque o comércio é um instrumento vivo da nossa sociedade”, disse o empresário e músico Sócrates Rocha ao repórter Fernando Abreu durante a manifestação.

Ele afirmou que sem o comércio aberto nada funciona no país, só que precisa ser de “forma responsável”, e que o comerciante só quer “voltar a trabalhar”, seguindo todas as medidas sanitárias necessárias, com todos usando máscaras de proteção e álcool em gel. ” Seja de uma forma que a gente não possa contrair o vírus! Nós temos que conviver com o vírus! É um novo normal. Precisamos do apoio de toda sociedade, e que o prefeito se sensibilize, nos ouça, e reabra de uma forma organizada o comércio”, e continuou: nós já mandamos um conjunto de solicitações para o prefeito para que ele possa sentar com a gente, de uma forma civilizada e sem ofensa. Porque nós entendemos a preocupação do prefeito, é legítima. A saúde do povo tá em primeiro lugar, mas nós precisamos sentar com ele, de uma maneira responsável, de forma organizada, para que possa permitir que o comércio reabra”, disse Sócrates.

Já o empresário Vilton Costa, afirmou que os comerciantes querem a reabertura co comércio de forma responsável, com todas as medidas de prevenção e para o combate a contaminação do vírus. A gente tem algumas propostas que foram ofertadas ao gestor municipal para o nosso retorno. Fazer a limitação de pessoas no comércio, a distribuição de álcool gel, e a proibição de pessoas no comércio sem a máscara. Só poderão entrar no comércio com máscara. Então, são essas ações que a gente pretende trabalhar de forma responsável, porque as famílias precisam do seu emprego e as empresas precisam trabalhar. Nossa região vive do comércio, e sem o comércio a gente não tem economia. E também, sem economia não existe saúde. A fome gera miséria, a miséria gera violência, e é isso que a gente não quer”, explicou ao radialista.

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa determinou o fechamento do comércio  no último dia 28 de maio, após o município confirmar o quinto caso da Covid-19 na cidade. A determinação  venceu na última terça-feira(3), e no mesmo dia um novo decreto foi publicado, mantendo o funcionamento do comércio essencial, e liberando o funcionamento do comércio não-essencial   apenas pela  modalidade de delivery.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Bom Jesus da Lapa, o município tem 23 pacientes infectados pela Covid-19,  328 casos em monitoramento, e 44 casos esperando resultados de análises laboratorial.