Esta quinta-feira, 22 de julho, foi um dia de muitas emoções para o Capitão Tenente Robson Parada da Silva. Após dois anos frente ao Comando da Agência Fluvial, Bom Jesus da Lapa, com trabalhos prestados ao município e a região, o militar da Marinha do Brasil, retornará para o Rio de Janeiro.
A homenagem ao Comandante aconteceu logo após a cerimônia de troca de comando realizada no período da manhã. E contou com a presença do Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Juazeiro, Sílvio César Rocha de Sá, além de representações da OAB Lapense, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III de Bom Jesus da Lapa), da 38ª CIPM, e outros militares e da sociedade civil e pública do município.
O Comandante Robson Parada ficou emocionado durante seu discurso, especialmente quando recebeu uma homenagens da Sociedade Amigos da Marinha(SOAMAR) de Bom Jesus da Lapa. Além de agradecer aos Comandantes e Ex-Agentes, também agradeceu as representações militares, políticas e religiosas de Bom Jesus da Lapa e região, como também a SOAMAR entre outras representações e seus familiares.
O ex-comandante também recebeu do Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Juazeiro o título de membro na Ordem Categoria “Tripulante” no Grau Oficial em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Capitania Fluvial de Juazeiro.
Durante o período que esteve a frente do direção, o Capitão-Tenente Parada desenvolveu o Recolhimento de meia tonelada de lixo do Rio São Francisco, em atenção ao “World Clean up Day”, em 2021 e ao Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, em Conjunto com 20º Grupamento de Bombeiros Militar do estado da Bahia, Secretaria Municipal do meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, Colônia de Pescadores de Bom Jesus da Lapa, Associação Quilombola da Barrinha, Associação de Moradores da Ilha de Canabrava e moradores locais
A Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa agora passa a ter no comando do Capitão-Tenente Alex Sandro Correia Gonzaga, que já assumiu as funções.