A Câmara de Bom Jesus da Lapa aprovou, em segunda votação, por unanimidade na manhã desta terça-feira(28), o Projeto de Lei nº 1.381/2019 que proíbe a fabricação, comercialização e o uso de canudos de plástico em todo território do município de Bom Jesus da Lapa.
Justificando a proposta, o vereador afirmou que estima se que 500 milhões de canudos são jogados no meio ambiente todos os dias, pegando como parâmetro só os Estados Unidos. E que um produto que tem em média apenas 4 minutos de vida útil, tem uma estimativa de mais de 200 anos para se decompor. O que tem causado grandes danos ao meio ambiente, em especial aos animais marinhos.
Thessing destaca, que Bom Jesus da Lapa tem mais de 70 mil habitantes, no entanto por ser um local flutuante em função das romarias, supera as principais cidades da Bahia. “Recebemos aqui milhões de pessoas, que fazem o consumo de água mineral, refrigerante pet, canudos e tudo mais. E tudo isso é jogado na “Mãe Natureza”. Precisamos fazer a nossa parte”, finalizou.
Pelo texto, os canudos plásticos deverão se substituídos por produtos biodegradáveis ou que não seja de uso único, e para isso poderão ser feitas parcerias com instituições governamentais e não governamentais que já aplicam políticas de introdução de produtos biodegradáveis que não venham a prejudicar o meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) do município ficará responsável pela fiscalização e execução da lei, e fará a realização de discussões com universidades, escolas, sociedade civil organizada e com o comercio local.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa no (77) 99834-7559.