Câmara de Bom Jesus da Lapa presta homenagem às mulheres lapenses

0

Mulheres lapenses que contribuem para o desenvolvimento da cidade, nos mais diferentes segmentos, foram  homenageadas na sessão ordinária desta terça-feira(9), pela Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, durante a sessão restrita devido à pandemia da Covid-19, mas de extrema importância para marcar o Dia Internacional da Mulher celebrado na segunda-feira, 08 de março.

O presidente da Casa Eduardo Magalhães Rego Filho entregou um buquê de flores para as vereadoras Maria Leles e  Jamima  Queiroz. Ele destacou que a proposta do Legislativo era realizar uma sessão solene em homenagem ao dia 8 de Março, destacando a importância de todas as mulheres, em especial as mulheres lapenses, mas em virtude da pandemia da Covid-19, não foi possível.

O presidente Eduardo disse ainda,  que a data é importante como momento de reflexão das lutas das mulheres, e que a homenagem da Casa as duas vereadoras é  uma forma de reconhecer histórias de vidas marcadas pelos enfrentamentos que as mulheres fazem, no dia a dia, para manter a família, o trabalho, “na luta dentro da política”, entre tantas outras ações, e na maioria das vezes não recebem o devido  reconhecimento.

No plenário, os vereadores renderam homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, destacando o papel importante que a mulher ocupa em todos os espaços da sociedade, no entanto lembraram da necessidade de criação de políticas públicas que fortaleçam e ofereçam condições para que a mulheres consigam de fato ocupar o seu espaço de direito.

A vereadora Maria Leles, no uso da fala, parabenizou todas as lepenses  pelo dia 8 de março, e pela luta diária. Ela destacou que é importante ter um dia especial, para lembrar e fortalecer a luta da mulher. “Para mim, sei que como mãe, como esposa e como filha, que todos os dias é dia da mulher”.

A vereadora lembrou que as mulheres já conseguiram ocupar espaços importantes, no entanto a luta  precisa  continuar, considerando a importância que a mulher tem na sociedade. Na oportunidade Maria Leles lamentou, pelo fato da Câmara de Bom Jesus da Lapa não ter conseguido eleger  nenhuma vereadora nas eleições de 2020. “Precisamos nos fortalecer, e ter mais união nessa classe”, e questionou: “15 vereadores, porque não ter aqui 7 ou 8 mulheres, se nós somos maioria?”.

Ela finalizou a fala afirmando que as mulheres não vão desistir de continuar lutando por mais  espaço na política lapense.

Já a vereadora Jamima  Queiroz, que também assumiu uma cadeira no legislativo como suplente, agradeceu os colegas vereadores pela homenagem, e na oportunidade parabenizou todas as mulheres do município.

Ela destacou, que o dia 8 de março, dia da Mulher, não é comemorado por acaso, mas para fortalecer as lutas e as “adversidades” que as mulheres têm enfrentado. E que não é fácil para as mulheres ocupar o seu espaço na sociedade, e que em “pleno Século XXI” elas ainda são diminuídas em diversas situações.

“Eu venho aqui chamar todas as mulheres de Bom Jesus da Lapa, de todo o interior do município, para que deem a oportunidade da gente tá falando com vocês, a de tá representando, e participando das ações do município”, disse.