A Câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa aprovou por unanimidade na sessão da manhã desta terça-feira(22), uma Moção de Aplauso em reconhecimento a Rede Bahia de Comunicação LTDA, por mostrar a história e as tradições da gruta do Bom Jesus da Lapa e a realidade vivenciada pelas populações da região.
De acordo o vereador Romeu Thessing (PCdoB), autor da Moção, “inúmeras foram as matérias editadas e exibidas pelos profissionais da Rede Globo através da Rede Bahia de Comunicação com reportagens inesquecíveis como Pedro Bial em 1983, pelo Bom dia Brasil em 2007 com o repórter José Raimundo, pelo Jornal da Bahia com o repórter Rafael Lopes em 2014, pelo Jornal da Bahia TV através do repórter Alexandre Uillian, programa Mosaico Baiano em 2016 através do quadro Pé na Pista com a repórter Renata Menezes”, disse.
No uso da fala Romeu frisou que a Moção de Aplauso é um reconhecimento, “por isso queremos aqui atribuir e apresentar nossa gratidão a Rede Bahia de Comunicação por suas edições e divulgações de matérias especificas sobre o histórico, tradições e programações da Gruta do Bom Jesus e da Senhora da Soledade, e estas divulgações terem propiciados o aumento significativo de visitas anuais dos fiéis e romeiros do Bom Jesus ao visitar a Capital da Fé”, falou.
Thessing afirmou que a partir de 1983, quando foi editada uma matéria pela Rede Globo, em que o repórter era Pedro Bial, fez com que a romaria tivesse um aumento significativo de novos peregrinos. “Naquele mesmo ano nós tivemos uma estatística que 150 mil a 200 mil pessoas visitavam Bom Jesus da Lapa, e por coincidência, em 84, 85 e 86; depois dessa matéria editada e exibida pela Rede Globo de Televisão e a Rede Bahia de Televisão LTDA, nós percebemos que em 89 o fluxo de romeiros anual era de 600 mil pessoas”, destacou.
Reportagem exibida pelo Globo Repórter em 1983 mostrando História de Bom Jesus da Lapa
O vereador pontuou ainda que muitas reportagens foram editadas pela emissora, com repórteres renomados no país, como José Raimundo, e que em momentos de dificuldades vivenciadas pela região, de seca, e enchentes, foram feitas matérias mostrando a realidade social e ambiental vivenciadas pelos ribeirinhos do Rio São Francisco.
A rede Bahia nasceu por meio da construtora Santa Helena, fundada em 1975, onde as atividades do grupo passaram para o ramo da comunicação definitivamente depois de três anos, com o surgimento do jornal Correio da Bahia. A partir daí, foi se expandido mais no ramo da comunicação.
Em 1985 é fundada a TV Bahia, a maior emissora de televisão aberta. Depois surgiram uma rede de emissoras em cidades estrategicamente posicionadas nas regiões do estado: a TV Subaé em Feira de Santana (Centro Norte); TV Santa Cruz em Itabuna(Sul); TV Sudoeste em Vitória da Conquista (Sudoeste); TV São Francisco em Juazeiro (Norte); e TV Oeste em Barreiras (Oeste).