Já dura mais de 10 dias um incêndio que atingiu a vegetação na região próxima ao Posto Gruta, em Bom Jesus da Lapa. De acordo com informações de populares, o fogo começou no lixão do município há 15 dias, e se alastrou por vários lugares.
Com o tempo seco e o vento, o fogo se alastrou para uma área próxima ao parque solar, depois passou para uma região próxima a subestação, atingindo o outro lado da pista, chegando na outra subestação, e seguiu sentido o posto Gruta da Lapa.
O Secretário de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lúcio Flávio, mobilizou uma equipe de brigadista da Associação dos Bombeiros Civis do município, e cinco combates já foram feitos desde o início da semana para tentar controlar o fogo.
De acordo o secretario, os incêndios têm sido frequentes na região, cujas temperaturas já elevadas e, nesta época do ano, com o prolongado período de estiagem, aumenta ainda mais o risco. “Portanto a SEMEIA conta com a colaboração de cada cidadão no sentido de evitar as queimadas tão prejudiciais ao equilíbrio ecológico”, solicita.
Esse incêndio próximo ao Posto Gruta é o segundo de grande proporção registrado próximo a cidade de Bom Jesus da Lapa nos últimos dias. O fato mostra mais uma vez a necessidade da criação de uma brigada de incêndio e da valorização dos bombeiros civis do município, já que os profissionais vêm trabalhando voluntariamente, arriscando suas vidas(com poucos EPIs) para atender vários chamados, e precisam do apoio do poder público.
A criação de uma brigada de incêndio no município tem sido uma das principais cobranças do presidente da Associação de Bombeiro Profissional Civil da cidade, Anderson Boa Sorte, já que a associação é solicitada constantemente para atuar no combate dos focos de incêndios no município, especialmente nesse período do ano, e os profissionais civis atuam sempre de forma voluntária.