Uma força-tarefa montada por equipes da Brigada Prevfogo São Francisco/IBAMA, do 20º Grupamento de Bombeiros Militar e a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, com o apoio de brigadistas do município e outros voluntários seguem tentando controlar o incêndio que atinge uma área de vegetação na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa, no Território Velho Chico, iniciado na última sexta-feira(10).
De acordo o chefe da Brigada Prevfogo São Francisco/IBAMA, Anderson Boa Sorte, o fogo começou na divisa do município de Bom Jesus da Lapa com Paratinga, na localidade de Lagoa Dantas, e passou para a região do Juazeiro do Pé da Serra, perto do Distrito de Favelândia. Ele alerta, que uma parte do incêndio seguiu às margens da BA-160, chegou no Assentamento Boa Esperança, passando para o outro lado da pista, e já está no sentido da comunidade Salina.
Anderson destaca ainda, que o incêndio chegou no 7º dia, e já consumiu mais de 2 mil hectares de vegetação.
Procurada pelo site Notícias da Lapa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMEIA) afirmou, que a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio da SEMEIA, está realizando ações integradas da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios no município, junto com o Corpo de Bombeiros Militar, PREVI-FOGO IBAMA, Defesa Civil, Polícia Militar, além de outras instituições, visando reduzir os impactos ambientais resultantes das queimadas, urbanas ou rurais, no período de estiagem. A pasta destaca ainda, que a prefeitura está atuando no combate aos focos de incêndio no interior do município, com equipes da Brigada Municipal, além de está oferecendo todo apoio logísticos para que os focos sejam controlados.
A Secretaria de Meio Ambiente e bombeiros fazem um apelo à população, principalmente os produtores rurais do interior de Bom Jesus da Lapa e da região, que não use fogo de forma alguma nesse período, “em hipótese alguma, porque o risco está altíssimo. O risco que tá alto demais pra incêndios florestais. Então não adianta tentar colocar fogo agora achando que vai segurar o fogo, porque não vai, o período tá crítico demais, muito seco, além do vento”.
“A gente pede as pessoas pra que tenha paciência, pra que tenha cuidado, porque a situação é critica em toda região – toda região está com focos do incêndio. Na última quarta-feira por exemplo, a gente teve 18 focos de incêndio. Precisamos se cuidar e fazer a nossa parte porque a situação é crítica”.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.