As buscas por Mauro Lúcio da Silva, romeiro mineiro de 55 anos desaparecido desde sexta-feira (4), entraram no sexto dia nesta sexta-feira (11), mobilizando novamente equipes do 20º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) em Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia.
Mauro, natural de Viçosa (MG), viajou à cidade em uma excursão religiosa no dia 3 de abril, mas não retornou ao hotel com o grupo no dia seguinte, após uma visita ao Morro do Bom Jesus — local de grande movimentação de fiéis e romeiros. A suspeita é de que ele tenha seguido por uma trilha não autorizada após o horário de fechamento do acesso ao morro, por volta das 17h.
Na quinta-feira(10), o comandante do 20º BBM, tenente-coronel BM Bahia, acompanhou pessoalmente os trabalhos de busca e reforçou a atuação das equipes no local. As buscas estão sendo feitas com o apoio de guias do santuário, e envolvem ações em trilhas, fendas, encostas e áreas de difícil acesso, onde os bombeiros precisaram usar técnicas de escalada para alcançar pontos sem qualquer tipo de infraestrutura.
O trabalho também conta com drones, utilizados por agentes da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, que auxiliam na varredura aérea da área, ampliando o alcance das buscas. Uma guarnição especializada com cães farejadores também foi destacada para ajudar na localização do romeiro.
O desaparecimento comove a população local e gerou grande mobilização da comunidade. Familiares de Mauro, incluindo uma de suas noras, estão na cidade acompanhando de perto as buscas e vivendo dias de profunda angústia e incerteza.
As autoridades pedem que qualquer informação sobre o paradeiro de Mauro Lúcio seja comunicada imediatamente à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros.
A fé que move os romeiros a Bom Jesus da Lapa agora sustenta a esperança de uma família que, mesmo diante do silêncio das trilhas, não perde a esperança de reencontrar Mauro com vida.