As queimadas continuam acontecendo no interior do município de Bom Jesus da Lapa, causando destruição e deixando a população apavorada. Bombeiros tentam apagar focos de incêndios, que estão espalhados por ao menos 18 pontos, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
E função do tempo seco e altas temperaturas na zona rural de Bom Jesus da Lapa, aliado aos ventos e a baixa umidade, ajudam a propagar as chamas que já destruíram mais de 3 mil hectares entre pastagens e mata.
Uma força-tarefa montada por equipes do 20º Grupamento de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Brigada Municipal, com o apoio da Prevfogo/IBAMA trabalham desde a última semana para controlar focos de incêndio que atingem o interior do município.
Segundo o Subcomandante 20º Grupamento de Bombeiros Militar de Bom Jesus da Lapa, Major Márcio, o incêndio que fica próximo ao novo aeroporto, os bombeiros conseguiram eliminar, na tarde desta terça-feira(21), a periculosidade do fogo e impedir que as chamas chegasse nas fiações alta tensão. No entanto, no final da tarde, o 20º GBM recebeu um novo chamado, para atender uma ocorrência na localidade do Morrão, onde os bombeiros militares impediram que a chamas de uma grande incêndio atingisse residências da localidade.
“A gente impediu que o fogo atingisse casas, porém, combatemos veementemente naquela região, num raio de 400 metros da BA-160”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Além da água, os bombeiros também utilizam abafadores para que o incêndio seja debelado de forma rápida e precisa.
O Subcomandante do 20º GBM faz um apelo à população para que não realize queimadas de forma alguma nesse período, e em casos de princípios de incêndio é importante que a população deixe o local, siga para um ambiente seguro e entre em contato com Corpo de Bombeiros Militar o quanto antes.