Bom Jesus da Lapa: Sebrae realiza consultoria na área de gestão de recursos humanos no Distrito de Irrigação Formoso

0

 

Foto: Divulgação

Com um subsídio de 70% oferecido pelo Sebrae, o Distrito de Irrigação Formoso, localizado na cidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste, está organizando o processo de trabalho na área de recursos humanos. A consultoria realizada pelo Sebrae orienta como estruturar a gestão de pessoas para que haja satisfação dos colaboradores e redução da rotatividade nas funções, criando o plano de cargos e salários e o Código de Ética do Distrito, que administra o Perímetro de Irrigação Formoso.

“A consultoria foi elaborada sob demanda e consiste num plano de trabalho de cinco meses e 300 horas. O resultado esperado é observarmos uma empresa mais harmonizada com o bem-estar dos seus funcionários, políticas de valorização dos colaboradores e implantação do Código de Ética. Acreditamos que o capital humano é o maior ativo de uma empresa, e podermos colaborar na implantação de metodologias e ferramentas que consigam captar estes valores”, conta o analista técnico do Sebrae em Barreiras, Jocelino Menezes.

E a consultoria já está gerando resultados. Até o mês de agosto deste ano, o Distrito não tinha segmentação de cargos. Hoje, já existe uma divisão de tarefas que acontece com a aplicação dos desenhos de cargos, além do organograma, compondo a hierarquia dentro do ambiente de trabalho.

De acordo com o gerente do Distrito de Irrigação, Enderson José Souza, a prestação de serviços será aprimorada, com a construção de um melhor ambiente de trabalho. A capacitação da equipe visa valorizar os colaboradores e os associados. Ele considera que a mão de obra qualificada tem sido um dos desafios das empresas.

“Entendemos que a padronização nos métodos de trabalho acarretará na redução nos custos operacionais, uma vez que demanda maior envolvimento de toda a equipe. A busca do Sebrae foi justamente em razão da expertise nos processos de qualificação e capacitação e treinamentos. A instituição já vem desempenhando alguns trabalhos na região, junto aos produtores, em atendimento ao Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, e operacionalizando a indicação geográfica da banana produzida no perímetro”, disse Enderson.

O gerente explica que o Perímetro de Irrigação Formoso, do qual o Distrito é responsável pela captação de água, operação da infraestrutura e a administração, tem como principal objetivo trabalhar a agricultura irrigada. São 1.155 lotes agrícolas, 85 quilômetros de canal e uma malha viária de 300 quilômetros de estrada. As principais culturas são a banana, citros, manga, e culturas temporárias, de ciclo curto. (Sebrae)