
Nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2025, Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, sediará a 48ª edição da Romaria da Terra e das Águas, com o tema: “Cultivar e Guardar a Criação: construindo caminhos do Bem Viver”. O evento, que reúne milhares de romeiros e romeiras de todo o Brasil, será um momento de fé, reflexão e compromisso com a justiça socioambiental.
Inspirada pela encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, e em sintonia com a Campanha da Fraternidade, a Romaria deste ano convida à conversão ecológica e à luta pela vida em abundância, denunciando os impactos do agronegócio, da mineração predatória e das falsas soluções energéticas sobre os povos e o meio ambiente.
Como gesto concreto, os participantes são convidados a levar mudas de plantas nativas ou frutíferas, que serão abençoadas e trocadas ao final do encontro como símbolo do cuidado com a Casa Comum.
No ano do Jubileu da Esperança, a Romaria reforça sua missão: unir espiritualidade, tradição e compromisso com os direitos dos povos e da natureza, às margens do Velho Chico, aos pés do Bom Jesus e sob o olhar de Nossa Senhora da Soledade.