Bom Jesus da Lapa proíbe o plantio, transporte e cultivo de Nim no município

0

Através de lei, Bom Jesus da Lapa proibiu o plantio, cultivo, transporte e produção de árvores da espécie Nim. A informação foi publicada nesta quarta-feira (14).

De acordo com a prefeitura, a Lei Municipal de N° 662/2021 informa que estudos científicos já apontam os erros da prática de cultivar o Nim na região, tais como: DANOS AMBIENTAIS, IMPACTOS AMBIENTAIS, ELIMINAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS, e INTOXICAÇÃO (quando há ingestão por parte de insetos polinizadores e aves, causa esterilidade).

Além disso também ocorre a descaracterização dos biomas nativos do nordeste, prejudicando a manutenção das espécies que são da região, assim sendo, a lei municipal informa sobre a proibição do plantio, cultivo, transporte e a produção da espécie Nim, na área urbana e rural do município de Bom Jesus da Lapa.

Ainda de acordo o órgão, a “opção para a substituição lenta e gradual do NIM se dará a médio e longo prazo através do fornecimento de espécies nativas do nosso bioma terá prioridade e será disponibilizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como: Ipê do Brasil (cores variadas), Sibipiruna, Pau ferro, Pata de Vaca, Canafístula, Jacarandá (praças), Quaresmeira, Oiti (canteiros e praças), entre outras que não afetam construções e calçadas. Plantas ornamentais serão introduzidas e às plantas ornamentais em cores variadas darão um toque de beleza e leveza a cidade”.

O Nim (Azadirachta indica), é uma planta exótica  origem indiana, e que passou a ser bastante plantada a partir da década de 1990 em todas regiões baianas, é uma das ameaças mais presentes na região, já que ela um principio ativo Azadirachtina, substância tóxica para muitos insetos e em especial para as “abelhas europeias”, e ter um sistema radicular extremamente agressiva.