Bom Jesus da Lapa pode ter mais de 500mm de chuvas pelo efeito La Niña

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: arquivo Notícias da Lapa/José Hélio

A previsão para os próximos meses indica que Bom Jesus da Lapa e região deverá ter a atuação do fenômeno La Niña. De acordo  a meteorologia, a probabilidade de interferência do La Niña durante a Primavera e o Verão é acima de 70%. Com isso, as chuvas devem ficar acima  da média na capital baiana da fé.

A boa notícia foi dada pela meteorologista  Desirée Brandt do Canal Rural, na última semana, que prever a precipitação de até 70mm até o final de outubro. E em novembro tem 150mm previsto. Já em dezembro as chuvas podem chegar a 370mm.

Bom Jesus da Lapa registrou temperaturas altíssimas, acima dos 40 graus, na primeira semanas de outubro, o que complicou  ainda mais o cenário de seca na região. Além das queimadas, rio com nível baixo, lagoas secas, o clima severo dificulta a situação dos criadores. Muitos já perderam diversos animais neste período de longa estiagem.

Então agora é torcer para se confirmar as boas previsões de chuvas para os próximos meses.

 O QUE É O LA NIÑA
O fenômeno é conhecido como o resfriamento das águas do Pacífico. Ele mantém a umidade deslocada para o Norte e Nordeste do pais, favorecendo a ocorrência de estiagem no Rio Grande do Sul. Isso não significa que não haverá chuva neste período. Ela aparecerá, mas de forma muito irregular, mal distribuída.


RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI.