Durante o verão, constata-se um aumento significativo do tráfego aquaviário de embarcações de esporte e recreio (lanchas e motos aquáticas) e de transporte de passageiros utilizadas no turismo náutico. A Marinha do Brasil reforça suas atividades de Inspeção Naval (IN), em complemento à fiscalização que já realiza diariamente, em virtude de nesta estação haver maior incidência de infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e demais Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), possibilitando que a ocorrência de acidentes e fatos da navegação aumente significativamente.
A Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa atuará na hidrovia do São Francisco e seus afluentes, os rios Carinhanha, Corrente, Grande e Preto, com o objetivo de implementar ações de fiscalização de embarcações e divulgação das normas de segurança da navegação, a fim de reduzir, ao máximo, os riscos de acidentes, buscando garantir a integridade física de tripulantes, passageiros e banhistas. A Operação será realizada entre os dias 21 de dezembro de 2021 e 06 de março de 2022.
Serão empregadas, simultaneamente, diversas equipes de Inspeção Naval, que utilizarão os meios disponíveis da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, de modo que se possa atingir a plenitude da Área de Jurisdição, que vai do município de Malhada até Xique-Xique, além dos municípios banhados pelos afluentes do rio São Francisco, com destaque para Formosa do Rio Preto, Santa Maria da Vitória, Barreiras e Santa Rita de Cássia.
Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.