A cheia do Rio São Francisco registrada entre janeiro e março deste ano formou diversas lagoas no município de Bom Jesus da Lapa e muitas delas se encheram de peixes. Era época de piracema, período em que os peixes procuram lugares seguros para se reproduzirem. Mas a temporada de chuvas passou, e depois de um longo período de cheia, o Velho Chico está baixando rapidamente e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.
Um morador gravou vídeos para mostrar o tamanho do problema. No lugar em que havia uma represa e que agora está sem água sobraram milhares de peixes mortos. A maioria é de pequeno porte, que deveria estar nas águas do Rio São Francisco crescendo para se tornar alimento para a população ribeirinha.
O problema registrado no vídeo, ocorre em outros pontos ao longo do Rio São Francisco no município de Bom Jesus da Lapa. Depois de chegar a cota de 9,30 m, o nível do rio baixou para 4,88 m, diminuindo 4,42 m no mês de março após pico da segunda cheia.
Ver essa foto no Instagram
Cheia de 2022
A cheia do rio São Francisco em 2022 foi uma das maiores desde as grandes enchentes de 1992, com níveis registrados similares aos do ano de 2007 no Norte de Minas e superiores em algumas regiões da Bahia.
As hidroelétricas de Três Marias, na Região Central Mineira, e de Sobradinho, no Vale São-Franciscano Baiano, ficaram com comportas abertas por mais de 60 dias entre janeiro e março.
Em todo trecho do rio, a expansão das margens proporcionou grandes áreas de alagadiço, favorecendo a reprodução dos peixes durante a piracema.