Em entrevista ao site Notícias da Lapa, o presidente da Rede Hoteleira lapense, Alexsandro Xavier Silva, afirmou que Bom Jesus Lapa terá uma das maiores romarias. “Nós vamos ter uma das maiores romarias de Bom Jesus da Lapa este ano, uma das maiores de todos os tempos. Ninguém tem vaga mais, quem tem vaga é um ou outro apartamento porque alguém desistiu, porque adoeceu, porque teve algum contratempo”.
Em sua fala o presidente frisou sobre a importância das ações promovidas pela prefeitura, que segundo ele favoreceu melhor a estrutura e acolhimento para os romeiros, além de melhor orgnaização do evento. “O romeiro tem mais espaço agora, já que os principais locais turísticos da cidade ficaram mais amplos e belos”, disse.
Alexandro destacou a importância dos romeiros para a cidade, e da atenção que os fiéis que visitam a cidade precisam receber, já que “não adianta ter igreja, hotel, bar e barraca, se não tiver o público maior que são os romeiros”. Ele lembrou que nos dois últimos anos, do mesmo período a capital baiana da fé não recebeu visitantes devido a pandemia da Covid-19 e a cidade tinha tudo (infraestrutura) e não tinha o principal, o romeiro. “Quando você não tem o romeiro você não tem alegria”.
“Este ano vai ser uma das maiores romarias. Para se ter uma ideia, o último final de semana foi um dos finais de semana mais movimentados que eu já vi na Lapa. E agora, não temos mais vagas nos hotéis. Tem gente que já está me perguntando se em Santa Maria ou São Félix tem vaga”, finalizou.
A Romaria do Bom Jesus da Lapa é considerada a terceira maior do país. O evento religioso atrai fiéis de várias partes do país há mais de três séculos. Este ano, na sua 331ª edição, são esperados milhares romeiros que não tiveram como visitar o Santuário nos dois últimos anos.