Um grupo de artistas e pessoas ligadas a cultura lapense realizaram na manhã deste domingo(20) uma manifestação em frente do Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo e da Câmara de Vereadores da cidade de Bom Jesus da Lapa, para cobrar da Prefeitura Municipal o repasse do dinheiro da Lei Aldir Blanc, que objetiva minimizar os impactos negativos da paralisação cultural em decorrência da pandemia do novo coronavírus e garantir uma renda emergencial para estes trabalhadores.
Segundo o presidente da Associação dos Músicos Lapenses, Thunga Marques, os eventos foram proibidos pela prefeitura, o que prejudicou todos os músicos da cidade. Já os movimentos políticos aconteceram normalmente sem nenhum tipo de impedimento. “Nós não somos responsáveis pela pandemia. Todo comércio tá funcionando, toda Bom Jesus da Lapa está funcionando normalmente, e a música parou”, afirmou.
Thunga afirma ainda que a Lei Lei Aldir Blanc surgiu desde o mês de abril, e o Conselho de Cultura estava a frente da aplicação da mesma no município, no entanto, mesmo os artistas cumprindo todas as determinações dentro do prazo, o recurso não foi repassado pela prefeitura para a classe.
O ato também contou com a participação do Movimento de Iniciativa Popular, que manifestou contra a aprovação do projeto de Lei aprovado pelo legislativo, que aumenta o salário do prefeito, vereadores e secretários.
Nossa redação não conseguiu contato com o Conselho de Cultura do Município, mas o espaço está aberto.