Foi realizada na manhã desta segunda (12), na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, mais uma reunião para discutir novas medidas de enfrentamento da COVID-19 no município, após o governador Rui Costa publicar um novo decreto reduzindo o horário de funcionamento de bares e restaurantes no oeste da Bahia até o dia 19 de abril.
Estiveram presentes representantes de diversos setores do município: igreja católica e igrejas evangélicas, CDL, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, presidente da Câmara de Vereadores e outros vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Guarda Civil Municipal e o prefeito Fábio Nunes.
Durante a reunião a gestão municipal apresentou um novo decreto nº 100/2020, flexibilizando a abertura do comércio de Bom Jesus da Lapa a partir desta terça-feira (13), porém intensificará a fiscalização com medidas mais duras no enfrentamento ao coronavírus no município. Na oportunidade, o prefeito Fábio Nunes pediu aos comerciantes que sigam rigorosamente os protocolos preventivos apresentados pela prefeitura, para que a cidade vença o desafio de conciliar Economia e Saúde.
Ele também destacou que foi conversado na reunião virtual com o governador Rui Costa e do novo decreto estadual e da fala do mesmo para manter os bares fechados.
Em seguida o secretário de administração Vitor Hugo leu o decreto estadual destinado especialmente para a região oeste da Bahia para que todos os presentes ficassem cientes de qual seria a formatação que o decreto municipal se enquadraria.
Já o Secretário de Saúde Euler Nogueira também falou que há quem contrai a Covid, tem sintomas, mas não busca atendimento até ficar em um estado mais delicado. Além disso informou que há dificuldade para adquirir materiais, pois a escassez de matéria prima. Ele também destacou que o atual momento é bastante crítico, considerando que Bom Jesus da Lapa está com mais de 240 casos ativos, e os leitos para pacientes com Covid-19 do município estão todos ocupados. E que diante do aumento de casos, a prefeitura deverá abrir um novo Centro Covid-19, já que o atual Centro não está dando conta da demanda, diante da grande procura de pessoas com a doença.
O representa da CDL, Vagner Seixas, pediu mais rigor nas fiscalizações, com punições para os estabelecimentos que deixarem de cumprir os protocolos do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, como também maior intensificação nas campanhas de conscientização, para que a população compreenda a gravidade da Covid-19, e respeitem e sigam todos os protocolos, como também entenda a situação crítica enfrentada pelo município no atual momento.
No final da reunião, ficou acertado, que a prefeitura e o comércio de Bom Jesus da Lapa, irão promover ações conjuntas, com realizações de campanhas, que deverão ser divulgadas na imprensa local, como também nas redes sociais. E o comércio também se comprometeu a intensificar as ações de conscientização junto com os seus colaboradores.