A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou na tarde de hoje (14), o primeiro caso positivo do novo coronavírus (Covid-19) em paciente do município de Bom Jesus da Lapa. A informação veio por meio do Boletim Epidemiológico, que é uma ferramenta de atualização e acompanhamento de casos em todo o Estado.
Não foram divulgadas informações sobre a paciente.
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, a pasta tomou conhecimento de uma paciente que foi transferida para Salvador no dia 17/03 com problemas pulmonares, e de acordo com a SESAB apresentou Covid 19 positivo. A secretaria não informou ainda sobre a data da coleta do material para os exames e se ela [paciente] já saiu daqui com Coronavírus ou se ela foi infectada em Salvador. “A Vigilância em saúde está realizando a investigação para saber a provável fonte de contaminação”, informou a Secretaria.
O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, mostrou indignação com a postura do Governo do Estado que divulgou o Boletim com este caso, citando a cidade, sem comunicar a Secretaria de Saúde e ao prefeito.
“O boletim é que foi saído divulgado pelo Governo do Estado da Bahia e de forma irresponsável. Nós nem fomos comunicados desse fato. Então não tenho como certificar pra vocês porque nós não temos nem comunicado oficial feito pela Secretaria do Estado da Bahia. O que nós temos a informar a população que essa paciente que foi testada positivo, foi transferida há quase um mês pra Salvador.
E se ela lá em Salvador fez o teste e prestou positivo, nós não sabemos ainda dizer se ela foi já contaminada daqui ou se foi contaminada lá no hospital, em Salvador. A paciente foi transferida tem quase um mês pra Salvador, com problema respiratório.
Nós não sabemos dizer até o momento. Não sei dizer ainda pra população, informar se ela contraiu o Coronavírus aqui em Lapa ou se contraiu em Salvador, já que tem quase um mês que nós a transferimos daqui pra Salvador. Então vamos aguardar amanhã fazer investigação, a Doutora Laís já está entrando em contato com a Secretaria Estadual pra saber.
O teste foi feito lá [em Salvador]. Se essa contaminação foi lá ou se ela já foi contaminada daqui, pelo período de quase um mês, acho pouco provável que ela tenha sido contaminado aqui, porque o resultado foi feito lá em Salvador com a paciente. Já essa paciente está em Salvador. Não está em Bom Jesus da Lapa e foi transferida, repito tem quase um mês pra Salvador.