Através do Estado da Bahia, multiplicadores do Programa ‘Primeira Infância’ capacitam supervisores de 12 municípios em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

capa assistência

Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, foi iniciado no último dia  19  agosto,   na cidade de Bom Jesus da Lapa, uma capacitação  do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Criança Feliz.

A capacitação começou no Campus Pitágoras de Bom Jesus da Lapa e segue até a próxima terça-feira(27) no auditório da Câmara de Vereadores. O evento  conta  com a  participação de supervisores  dos municípios de Luis Eduardo Magalhães, Várzea da Roça, Coribe, Santa Maria da Vitória, São Felix do Coribe, Wanderley, Feira da Mata, Sítio do Mato, Igaporã e a cidade sede.

DSC_0301O evento está sendo realizado  através  Estado, e conta conta com a  participação da Coordenadora do Programa Primeira Infância no Estado da Bahia, Divonete Santana, e dos  Multiplicadores: Péricles Mendes,  Técnico da Superintendência de Assistência Social, Nívea de Camamu; Andreia do João Paulo II, Bom Jesus da Lapa; e Leandro Marçal de Uaua.

Segundo Divonete o Programa Primeira Infância é de fundamental importância para os municípios, e precisa de uma atenção especial, já que está dentro da proteção social básica, dentro da Superintendência de Assistência Social – SAS, e  aproximadamente 337 município que já aderiam ao programa na Bahia, e quase 300 já estão concluindo a capacitação. “Tem sido muito gratificante, apesar de todos os impasses, no que tange aos desmontes das políticas públicas a nível nacional. Mas, nós estamos todos empenhados, para fazer com que o Programa, consiga se desenvolver dentro do âmbito social com uma qualidade que perpasse por todas as unidades de atendimento, serviços e programas”, destacou.

Objetivos do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz

  • apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
  • colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na infância;
  • mediar o acesso da gestante, das crianças e das suas famílias a políticas e serviços públicos; e
  • integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Público prioritário

  • Gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família.
  • Crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família (0 a 36 meses).
  • Crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (0 a 72 meses).
  • Gestantes e Crianças incluídas no CadÚnico.