Após três dias, incêndio no Morro do Cascavel é controlado pela Brigada Municipal

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Equipes de brigadistas municipais, Prevfogo/IBAM e do Corpo de Bombeiros Militar continuam combatendo incêndios que atingiram as vegetação  diversos pontos  espalhados pelo município de Bom Jesus da Lapa.

Neste domingo(26), mais um incêndio foi controlado pela Brigada Municipal, dessa vez na localidade do Morro do Cascavel. Os bombeiros foram acionados e, com o a poio de prepostos da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, controlaram o incêndio que já durava três dias.

Segundo o secretário de meio ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lúcio Flávio Magalhães César, os focos de incêndio começaram a atingir o município  há cerca de duas semanas. E que após o esforço da Brigada Municipal e dos Bombeiros Militares, além do apoio dos produtores rurais que estão se mobilizando,  o número de focos no município caiu de 50 para 6. “É  triste o que estamos vendo em nosso município. Em 10 anos nunca tinha visto uma coisa dessa em termos do aumento de focos de incêndios,  é muito triste – pior que o aumento de ocorrências[queimadas] aconteceu bem no momento que estamos com baixa umidade e temperatura alta, 40ºC e 20% de umidade”, disse em entrevista ao site Notícias da Lapa.

Lúcio destacou, que se não fosse o empenho e dedicação da Brigada Civil Municipal, a Brigada da Prevfogo/IBMA e  Corpo de Bombeiros Militar, o município de Bom Jesus da  Lapa já teria “perdido aproximadamente 20 mil hectares – era uma tragédia imensurável. Praticamente tem mais de 50 homem e mulheres envolvidos nessa operação, e mesmo assim não conseguimos evitar a perda de aproximadamente  5 mil hectares de área, entre pastagem e mata”.

É importante compreender que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil. Exige treinamento e equipamentos de segurança. Por isso, a orientação no caso de incêndios florestais é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número (77) 3481-7445.

E Como prevenir sempre é a melhor opção, o Ibama destaca algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:

• Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;

• Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;

• Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;

• Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;

• Manter os aceiros sempre bem roçados;

• Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;

• Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização;

O Ibama alerta: provocar incêndios sem autorização é crime ambiental! A pena prevista é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa (Lei nº 9.605/98 e Decreto nº 6.514/08). Para denúncias, ligue para 0800 61 80 80.

Evite, combata e denuncie incêndios florestais! Ajude a preservar a qualidade de vida de todos!

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI.